SBPC Alagoas recebe exposição sobre a Serra da Capivara

Após passar por Berlim e Bonn, a mostra sobre o Patrimônio Mundial da Unesco será exibida na 70ª Reunião Anual da SBPC
Por Carolina Santa Rosa - Ascom DFG
17/07/2018 09h10 - Atualizado em 17/07/2018 às 15h11
Indígenas Funiô na Serra da Capivara. Foto: André Pessoa

Indígenas Funiô na Serra da Capivara. Foto: André Pessoa

Durante a 70ª Reunião Anual da SBPC a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) exibirá a exposição fotográfica Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?, no estande do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo).

O Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos com impressionantes pinturas rupestres, que integram o Patrimônio Mundial Cultural da Unesco. A região tem recebido destaque na imprensa devido aos recentes apelos de pesquisadores por mais recursos públicos para sua preservação. “Já são quatro décadas de pesquisas intermitentes na área, sempre com a colaboração de diversos países. No entanto, todo ano, a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) passa por dificuldades para manter o parque em funcionamento”, afirma o fotógrafo autor da exposição André Pessoa.

Estudos recentes apontam que esses vestígios milenares podem ser os mais antigos indícios da habitação humana na América. “A Serra da Capivara é um lugar especial. Apesar de estar localizada em uma das áreas mais subdesenvolvidas do Nordeste, abriga um dos trechos mais conservados do Brasil, com fauna e flora ainda selvagens. Como só se preserva aquilo que se conhece, através da fotografia, podemos levar a imagem desse imenso patrimônio para que nossa população o conheça e passe a valorizá-la”, comenta Pessoa. 

A mostra revela o trabalho arqueológico realizado ali e as fascinantes flora, fauna, cultura e tradições locais, retratadas pelo olhar cuidadoso de Pessoa. O fotógrafo participará da sessão de abertura no dia 24 de julho ao lado de Demétrio Mutzenberg, arqueólogo e pesquisador da Fumdham. O documentário Os primeiros americanos: uma incrível descoberta no Brasil, da série Terra X, produzida pela emissora alemã ZDF e premiado com o troféu 2018 do projeto VerCiência, também integra a exposição e apresenta as últimas descobertas arqueológicas no local. 

Entre as pesquisas retratadas está O começo da produção alimentícia no semiárido do Nordeste brasileiro – o caso da Serra da Capivara, fomentado pela DFG e conduzido por cientistas do Instituto Arqueológico Alemão (DAI). O trabalho investiga o surgimento do sedentarismo e da agricultura na América do Sul, o que possibilitou a formação de sociedades complexas. “Com a ajuda dessas pesquisas deve-se, de fato, revelar que a povoação da América ocorreu nitidamente antes do que até hoje se considerava – isto é de um valor inestimável”, declarou a secretária-geral da DFG, Dorothee Dzwonnek. 

A mostra já passou pelas cidades alemãs de Berlim e Bonn, onde foi bem recebida e vista por milhares de pessoas. “A exposição é apenas um exemplo do que os dois países conseguiram atingir com suas cooperações científicas”, declarou o embaixador brasileiro em Berlim, Mario Vilalva. A importância do patrimônio do Parque Nacional não se limita a suas fronteiras e pode ajudar a humanidade a rescrever sua (pré-)história”, destaca. 

SERVIÇO 

O quê? Exposição Serra da Capivara – os mais antigos vestígios da povoação na América?

Quando? 23 a 27 de julho, das 9h às 18h

Onde?  ExpoT&C da 70ª Reunião Anual da SBPC

Estande do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo)

Universidade Federal de Alagoas – Ufal 

Sessão de abertura

Participantes: fotógrafo André Pessoa, Dr. Demétrio da Silva Mutzenberg, arqueólogo e pesquisador da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), e moderação de Uwe Weibrecht, Presidente da Associação ProBrasil e idealizador da exposição.

Quando?  Terça-feira, 24 de julho, 11h30 às 13h

Onde?  Auditório do MCTIC na ExpoT&C

Realização: Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) 

Mais informações: http://bit.ly/serracapivara

Sobre a DFG

A Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) é a maior agência de fomento de pesquisa básica da Alemanha. Apoia projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento e a cooperação entre cientistas alemães e estrangeiros do mundo todo. Desde 2011, mantém um escritório para a colaboração com a América Latina em São Paulo. Saiba mais no site: www.dfg.de/pt