Reitora Valéria Correia participou do terceiro dia de lançamentos da Edufal na SBPC Alagoas

Reitora defende humanização e universalização da saúde em título organizado por ela; pesquisador carioca elogia qualidade científica do catálogo da Edufal
Por Márcio Cavalcante - jornalista Edufal
31/07/2018 16h21 - Atualizado em 31/07/2018 às 16h34
Valéria Correia, reitora da universidade, participou do 3º dia de lançamentos da Edufal

Oito autores lançaram seus livros no estande da Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), no terceiro dia do evento montado na ExpoT&C, como parte da programação da 70ª Reunião da SBPC. Assim como outros lançamentos ocorridos ao longo da semana, estes livros resultam do Edital 01/2017 – Edufal/Cepal/Fapeal, que contemplou 60 obras. O vice-reitor e coordenador local do evento, José Vieira, destacou o caráter republicano do processo de publicação. Na ocasião, dentre os demais autores, a reitora Valéria Correia compôs a mesa de autógrafos como organizadora do título Política de saúde no Brasil e fortalecimento do setor privado: desmonte do SUS público, estatal e universal.

A reitora Valéria Correia, que falou como organizadora de um dos livros, destacou a importância de discutir o processo crescente de privatização da saúde pública, tema do título que organizou junto às coautoras. “A gente disponibiliza as formas de privatização desde a política do sangue, que Eunice Alves coloca, a questão das organizações sociais, que Viviane Santos aborda, as contradições próprias da Ebserh nos hospitais universitários, que Rafaela apresenta, e o aumento dos recursos públicos para o setor privado, que Pâmela Alves aborda”, e os desafios e as lutas por uma saúde universalizada, que Maria de Fátima Andreazzi apresenta”, explicou.

A reitora ainda falou da honra em receber Otávio Velho, ex-presidente da SBPC, como uma das grandes personalidades da 70ª Reunião da SBPC. “É muito bom estar aqui ao lado de Otávio Velho! Ontem, escutei atenciosamente sua fala na mesa de honra dos ex-presidentes da SBPC sobre necessidade de ampliação das Ciências Humanas dentro da SBPC. Compartilho dessa ideia”, assegurou.

Otávio Velho, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, elogiou a qualidade dos livros apresentados no catálogo da Edufal, dado o seu grau de excelência. “Estou muito satisfeito com a parceria entre a Edufal e Editora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que lança o meu livro. Essas parcerias entre editoras universitárias são muito importantes”.

“Gostaria de assinalar que um dos artigos deste livro é sobre uma conferência que eu fiz aqui na Ufal em homenagem a Dirceu Lindoso, este grande intelectual alagoano quando recebeu o título de doutor honoris causa desta universidade, poucos anos atrás. E vejo que no catálogo da Edufal temos diversos livros do Dirceu, que eu considero não só um intelectual alagoano, mas um grande intelectual brasileiro. Estimulo muito vocês a conhecerem sua obra, pois, realmente, é preciosa”, concluiu.

Além da reitora Valéria Correia e de Otávio Velho, outros seis autores compuseram a mesa e apresentaram os resultados de suas pesquisas em forma de livro. Confira abaixo os demais títulos lançados:

• A circulação discursiva entre produção e reconhecimento, de Paulo César Castro (Org.);
  • Hipertexto revisado: novas perspectivas para pesquisa e ensino, de Luiz Fernando Gomes;
  • Introdução à história do ensino da Física no Brasil, de Ivanderson Silva e Maria do Socôrro Oliveira;
  • Comunicação em saúde: desafio dos pássaros e das flores, de Carla Andréa C. A. de Campos, Luciano B. da Silva e Sonia Maria S. Ferreira;
  • Preconceito de cor e racismo: aspectos teóricos e metodológicos, de Sheyla Fernandes;
  • Fluxogramas e condutas práticas em emergências cardiológicas, de Francisco de Assis Costa.