Reitora, Valéria Correia, divulga carta aberta sobre a SBPC e a ciência no Brasil

Na oportunidade, convidou toda a sociedade alagoana para participar do evento

20/07/2018 19h33 - Atualizado em 20/07/2018 às 19h34
"Desde já, sejam todos bem-vindos", finalizou a reitora. Foto: Renner Boldrino

As Universidades públicas brasileiras têm um impacto positivo imensurável na sociedade brasileira, pela grandeza de suas produções científicas nas diversas áreas do conhecimento - para a exploração de petróleo em águas profundas (pré-sal), para a produção de grãos, para o desenvolvimento da indústria naval, para o crescimento da indústria aeronáutica, para a construção de hidrelétricas e outras obras de engenharia complexa, na produção de fármacos, no combate a doenças, na atenção à saúde, na área da informática, das telecomunicações, das políticas sociais, da cultura e da arte. E, por serem trincheiras de defesa dos mais altos valores da humanidade - democracia, direitos humanos e sociais, proteção ao meio ambiente, entre outros - em função do bem da coletividade.

O Brasil tem se destacado na área da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), ocupa o 13º lugar no ranking da produção científica mundial. Entretanto, os cortes orçamentários nas Universidades federais e em CT&I são preocupantes e ameaçam esta produção e o próprio funcionamento das Universidades. Em 2018, o orçamento das Universidades para investimentos é 90% menor do que o de 2014 e, para o custeio, é 20% menor. O orçamento de custeio e investimento em CT&I do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações passou de R$ 8,4 bilhões em 2013, para R$ 3,2 bilhões em 2017. A previsão de corte de 25% em 2018, em relação ao orçamento de 2017, torna esta situação mais grave.

Estes mesmos cortes têm incidido sobre a UFAL, principalmente a partir de 2016. Contudo, esta instituição segue formando gerações de alagoanos e atuando em todo estado, mantendo a sua qualidade. Atuamos em 3 Campi – A. C. Simões (Maceió), Arapiraca e do Sertão (Delmiro Gouveia). Temos o maior hospital público do estado, o HUPAA, mantemos museus, espaço cultural, bibliotecas, 378 grupos de pesquisas, mais de 400 projetos de extensão, laboratórios, entre tantas outras formas de servirmos à sociedade. Em processo de avaliação recente, o “recredenciamento da UFAL”, conseguimos o Conceito Muito Bom graças ao empenho da comunidade universitária e à qualidade das nossas atividades fins - de ensino, pesquisa e extensão - e da gestão institucional. O principal motivo apontado pela comissão avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) de não termos alcançado o conceito máximo (05) foi a falta de sustentabilidade financeira, já que esta poderá afetar estas atividades nos próximos anos. Cenário preocupante que se agravará com os efeitos da Emenda Constitucional nº 95 que congela os gastos sociais por 20 anos, podendo até mesmo inviabilizar o funcionamento das Universidades e dos Institutos Federais, bem como o financiamento das agências de fomento à pesquisa, impactando negativamente na formação profissional, na produção científica e, consequentemente, no desenvolvimento econômico e social do país que se quer soberano.

A SBPC 2018 acontecerá na Ufal e será palco de debates, conferências, oficinas, exposições e lançamentos de livros

A Ufal tem orgulho de sediar pela primeira vez, nos seus 57 anos de existência, a 70ª edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, palco de conferências e grandes debates sobre temas das diversas áreas do conhecimento, com a presença de cientistas renomados, com o tema “Ciência, Responsabilidade Social e Soberania”. Dentre as atividades, contaremos com  apresentações de trabalhos científicos, minicursos, tendas com exposições tecnológicas, e de inovações, centros de ciências, museus itinerantes, oportunidade em que poderemos conviver, também, com algumas das expressões artísticas e culturais mais pungentes do estado de Alagoas.

A SBPC Educação antecede a SBPC geral e será realizada nos campi da Ufal em Arapiraca e Delmiro Gouveia, nos dias 19 e 20, e no campus de Maceió de 19 a 21 de julho. É voltada aos educadores e gestores da educação básica, especialmente do Ensino fundamental, médio e técnico, trazendo presente temas polêmicos como: “Escola sem Partido”, Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular. A partir do dia 23 de julho, após a abertura solene do dia 22, acontecem a SBPC Afro Indígena, a SBPC Jovem, a SBPC Cultural, a SBPC Inovação, a ExpoT&C, o Simpósio Saúde e o Dia da Família na Ciência.

A SBPC certamente, em um ano eleitoral, será palco de debates importantes para os rumos do país, sobre a democracia e a autonomia universitária. Será momento de reafirmar o inscrito na “Carta de Córdoba” de 2018: A educação superior é um bem público social, um direito humano e universal e um dever do Estado.

Estima-se a participação de cerca de 15 mil pessoas. O evento é aberto ao público: as programações poderão ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição.

A Ufal aguarda a presença de toda a sociedade alagoana.

Desde já, sejam todos/as bem-vindos/as!

Maria Valéria Costa Correia

Reitora da Ufal