Quiosque de agricultura familiar é inaugurado no Campus Arapiraca

Ideia também é promover eventos científicos e cursos de formação
Por Izadora García – relações públicas
13/07/2018 12h32 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Quiosque estimula relações de consumo humanizadas

Na última quarta-feira (11), o quiosque de agricultura familiar do Campus Arapiraca foi inaugurado. A cerimônia contou com a presença de representantes da direção, das pró-reitorias de Extensão e Estudantil, além das secretarias de Desenvolvimento Social e de Meio Ambiente do município de Igaci, da coordenação da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (Ites) e de representantes da Associação de Agricultores Alternativos (Aagra).

A iniciativa, fruto da Ites, rendeu ao campus uma alternativa para a comercialização de lanches e um espaço para debates interdisciplinares sobre segurança alimentar, economia social e relações de troca. O projeto é o primeiro equipamento cultural da Pró-reitoria de Extensão em Arapiraca e também objetiva promover eventos científicos e cursos de formação voltados para a comunidade acadêmica.

Para Joelma Albuquerque, pró-reitora de Extensão, o local é uma referência em educação no estado de Alagoas e estimula o estabelecimento de relações de consumo humanizadas.  “O quiosque de agricultura familiar, mais que um espaço de convívio e comercialização de alimentos, torna-se um polo de reflexão sobre questões como o uso de agrotóxicos, segurança alimentar e relações de consumo que priorizem não só a dimensão econômica, mas também o desenvolvimento humano, social e regional”, pontuou.

Silvana Medeiros, pró-reitora Estudantil, destacou o desafio da Universidade em dar mais um passo na relação com os agricultores familiares: a compra de alimentos produzidos por eles para a produção das refeições nos restaurantes universitários da Ufal.

Cozinha do Campo

Após a cerimônia de inauguração, as atividades do quiosque foram iniciadas. No local, os comensais encontram alimentos preparados de maneira artesanal e alinhados com as tradições gastronômicas regionais, como cocadas, bolos, tapiocas, doces e castanhas torradas. Uma ótima opção para quem está no campus e procura um lanche rápido, com gostinho caseiro.