Pesquisadores são premiados em encontro sobre a divulgação científica na Amazônia

Os trabalhos de pesquisa mais relevantes em 2017 do Pibic e Pibit foram agraciados com bolsas de mestrado ou doutorado
Por Kerolaine Costa- estudante de Jornalismo
25/07/2018 12h41 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Presidente do CNPq com os ganhadores dos prêmios. Foto:r Kerolaine Costa

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência sediou a entrega do 7º Prêmio de Fotografia e Arte e do 15° Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, que aconteceu durante o Encontro de divulgação científica na Amazônia: desafios e oportunidades.

O 38° Prêmio José Reis, na categoria de Instituição e Veículo de Comunicação foi entregue ao Instituto Mamirauá na abertura do maior evento científico da América Latina, pelo trabalho colaborativo de divulgação científica entre os ribeirinhos. O presidente da organização, Helder Lima de Queiroz, explicou sobre o trabalho desenvolvido na Amazônia durante a conferência.

Apresentar a ciência para a população da comunidade amazônica e auxiliar os ribeirinhos para possibilitar uma melhora da qualidade de vida é um dos objetivos centrais do Instituto”, explica Hélder Lima de Queiroz.

O presidente do CNPq, Mário Neto Borges, entregou a premiação do evento. O Prêmio destaque na Iniciação Científica foi fundado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e contempla anualmente bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, que se destacam na conclusão do relatório final de pesquisa. É dividido em três categorias: bolsista de iniciação científica, bolsista de iniciação tecnológica e mérito institucional.

Mário Neto Borges ressalta a importância do prêmio Jovem Cientista. Segundo ele, "José Reis criou a copa da ciência" influenciando diretamente a vida dos jovens brasileiros. A universitária Raíra Salomé Nascimento foi uma das ganhadoras contempladas com uma bolsa de pós-graduação. “Ter a pesquisa conhecida nacionalmente é fundamental e o prêmio possibilita ingressar no mestrado”, declara a estudante.

Já o Prêmio de fotografia ciência e arte tem como objetivo estimular produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação e aumentar o banco de imagens do CNPq. Ele é dividido em duas colocações: Imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais. Os ganhadores do 1° lugar de cada categoria recebem uma gratificação no valor de R$ 8 mil.

Os ganhadores do 1° lugar estavam presentes e foram honrados pelo presidente do CNPq e seus orientadores.