Palestra sobre a prevenção de riscos de desastres ocorre na SBPC Alagoas

O propósito é apresentar o projeto Cemaden Educação e a possibilidade de todos participarem de intervenções com suas comunidades

Por Bruna Freire, estudante de Relações Públicas
- Atualizado em

No último dia da 70º Reunião Anual da SBPC, Rachel Trajber coordenadora do Cemaden Educação, palestrou a respeito do tema: “Escolas e comunidades na prevenção de riscos de desastres”. A palestra aconteceu na manhã da sexta-feira (27) no Pavilhão Expo T&C. Durante o evento, foi destacada a possibilidade das escolas se tornarem espaços de pesquisa, para monitorar o ambiente e o clima, compartilhando conhecimentos e emitindo alertas de desastres.

O objetivo era explanar a experiência do Cemaden Educação pertencente ao Cemaden (Centro nacional de monitoramento e alerta de desastres naturais). O Cemaden Educação é um projeto amplo de iniciação científica, com conceitos de ciência cidadã, onde se trabalham metodologias científicas para escolas se auto-pesquisarem e compartilharem no site os resultados das suas pesquisas com outras escolas do país.

“O projeto é fundamental para a proteção da sociedade como um todo, é baseado em conhecimentos científicos e tradicionais para a própria proteção das pessoas, especialmente em tempo de mudanças climáticas em que esses eventos extremos irão se multiplicar. As pessoas precisam ser educadas nesse novo planeta que estamos vivendo agora.” exclama a pesquisadora Rachel.

O público-alvo da palestra foram estudantes, mais especificamente escolas e secretarias de educação. Atualmente o Cemaden Educação está com uma campanha chamada #AprenderParaPrevenir, voltada para escolas técnicas, de Ensino Fundamental e Médio, para as defesas civis que trabalham com escolas e para universidades com projetos de extensão relacionados à temática de prevenção de riscos de desastres na educação. Dentro da campanha, os participantes devem apresentar um projeto até o dia 1º de outubro e concorrem a prêmios de pluviômetros semiautomáticos e kits educativos.

Mais informações no site.