Metabolismo: o que é e quais as principais dificuldades encontradas

Debate na área da saúde foi realizado no primeiro dia de atividades da SBPC Alagoas
Por Mylena Jardel Silva - estudante de Relações Públicas
23/07/2018 17h40
Palestra "O que é metabolismo", com Alícia Kowaltowski

Uma conferência sobre metabolismo foi realizada nesta segunda-feira (23), na Faculdade de Medicina da Ufal (Famed), ministrada pela médica e pesquisadora do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (USP), Alicia Kowaltowski. Ela é autora do livro O que é metabolismo? - Como nossos corpos transformam o que comemos no que somos. A palestra foi apresentada pela professora titular do Instituto de Química de Araraquara da Universidade Estadual Paulista, Vanderlan Bolzani.

Segundo a pesquisadora, o metabolismo é um conjunto de reações químicas que transformam substâncias dentro de um organismo vivo, e ela explica que não engordamos tudo que comemos, o restante produz energia. Alicia também falou sobre os efeitos causados por diferentes dietas.

Em uma representação esquemática das reações químicas, foi possível observar como ocorrem as vias metabólicas de mão única. Carboidratos e proteínas foram usados como exemplo. Os carboidratos podem ser feitos a partir de proteínas, mas o contrário não se aplica. Assim como comer carboidrato e proteína em excesso vira gordura, mas esta não se transforma: “Gordura não vira nada, mas tudo vira gordura. É uma via de mão única”, explicou a pesquisadora.

Outra questão discutida foi a obesidade. A razão pela qual a obesidade leva a tantas doenças e porquê se tornou um problema global foram questões levantadas como essenciais para encontrar soluções.

A partir disso, Alicia achou importante falar sobre as dietas de restrição calórica, testada em camundongos, com a ideia de fazer com que a quantidade de calorias seja reduzida sem prejudicar a de nutrientes. Mas para Kowaltowski, restrição calórica foi muito além disso: levou a uma diminuição na gordura e os camundongos colocaram em prática várias alterações metabólicas.