Mestres da cultura popular serão homenageados na 70ª Reunião Anual da SBPC

Troféu Theo Brandão reconhecerá ainda em vida personalidades importantes para a cena cultural em Alagoas
Por Philipi Accete, estudante de Jornalismo
23/07/2018 16h05 - Atualizado em 23/07/2018 às 16h02
Dona Flor será uma das homenageadas.

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) irá homenagear mestres da cultura popular alagoana na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). As homenagens acontecerão nesta segunda (23) e na terça-feira (24), às 19h, no Palco Arena que fica em frente à Transpal, no Campus A.C. Simões.

O viçosense e folclorista Theotonio Vilela Brandão “emprestou” seu nome para o troféu. O troféu será entregue à 11 homenageados no maior evento científico da América Latina. Theo Brandão é conhecido mundialmente por suas pesquisas e publicações sobre o folclore e antropologia. O reconhecimento em vida dos mestres da cultura alagoana valoriza a contribuição deles.

Hoje (23) os homenageados serão o cantador e pandeirista Severino Jaçanã (Severino João da Silva), a Rainha de Guerreiro Dona Flor (Maria Flor dos Santos), o repentista e cordelista João de Lima (João Pereira Lima), o escultor Pedrocas (Pedro Cassiano dos Santos) e o repentista João Procópio (Elias Procópio de Lima). Amanhã (24), o dançarino de Guerreiro Mestre André (André Joaquim dos Santos), a artesã Vânia Maria de Oliveira Santos, a rendeira Maria da Clarice (Maria Severiano dos Santos), o mestre de dança Seu Deca (José Ricardo dos Santos), o artesão João das Alagoas (João Carlos da Silva), o mestre da banda de pífano Mestre Bia (João Galdino da Silva), o mestre de reisado Mestre Expedito (Expedito Tavares dos Santos) e o mestre de Fandango Mestre Pancho (Ronaldo da Costa).

Além dessas homenagens, os participantes poderão conferir uma galeria de imagens dos mestres na entrada da Reitoria do Campus A.C. Simões. Essa homenagem é uma ação em parceria com a Secretaria de Estado e Cultura (Secult).

Os eventos da SBPC Cultural, que ocorrerão no Campus A.C. Simões, servirão para apresentar manifestações culturais e artísticas brasileiras aos participantes do evento. O evento conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação Péter Murányi, Transamérica Turismo, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Secretaria de Cultura (Secult), Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Geap, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Para maiores informações, consultar o site.