Livros com participação da SBPC são lançados durante a 70ª Reunião Anual

“Embates em torno do estado laico” e “José Reis: Reflexões sobre a divulgação científica” foram lançados nesta segunda-feira (23)
Por Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo
24/07/2018 10h12 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Livro sobre José Reis foi lançado e distribuído nesta segunda-feira (23). Fotos: Cairo Martins

O primeiro dia de atividades da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) contou com o lançamento de dois importantes livros realizados pela entidade: Embates em torno do estado laico, organizado por Claudia Masini e Luiz Antônio Cunha, e José Reis: Reflexões sobre a divulgação científica, por Luisa Massarani e Eliane Monteiro de Santana Dias. Os lançamentos foram mediados pelo presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira.

Abordando diferentes visões, o livro Embates em torno do estado laico é composto por oito capítulos, escrito por diversos autores, que envolvem aspectos históricos, jurídicos, políticos, psicológicos, médicos e pedagógicos da laicidade do Estado. Ele pode ser acessado gratuitamente na aba ‘Publicações’ do site da SBPC.

“Esse livro é muito importante para a bibliografia brasileira, o primeiro livro que tem a impressão ‘estado laico’ na capa é de 2006. Eu peguei um panorama mais amplo, de notícias que sai na imprensa, de trabalhos que se pulverizam para tentar traçar um traço mais amplo desses embates sem a profundidade dos demais autores”, afirmou o professor Luiz Antônio Cunha, explicando sua contribuição e destacando a importância de abordar o assunto.

Já a obra José Reis: Reflexões sobre a divulgação científica reúne textos de 1954 a 1984 em que o jornalista e cientista José Reis reflete sobre a disseminação das informações da ciência.

“O José Reis é uma figura fascinante e a gente tem a imensa sorte de o acervo ter vindo para o nosso colo. A gente se deu conta de que tem uma produção de mais de seis mil artigos de divulgação científica, mas tem 16 que a gente identificou que refletem sobre a divulgação científica. A gente pega desde textos da década de 50 até a década de 80, que ele vai discutindo e rediscutindo [o assunto]. Nossa intenção é difundir amplamente a obra dele e colocar isso em acesso, na mão de todo mundo”, ressaltou Luisa Massarani.

Homenagem

Ao final dos lançamentos, a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Valéria Correia, parabenizou a SBPC pelos 70 anos de existência e externou a importância de sua colaboração para a ciência e a cultura do país.

“Representando toda a Universidade Federal de Alagoas, entrego essa singela homenagem, e quero dizer que, como alagoana, Nise da Silveira diz que em tempos bastante adversos, como o que o país passa, ela diz que para nadar contra a corrente são necessárias algumas condições raras: a primeira é o espírito de aventura, a outra é a coragem, a perseverança e a paixão. E isso reúne todos os cientistas e pesquisadores”, expressou Correia.