Internet das Coisas é tema de minicurso na 70ª Reunião Anual da SBPC

Atividade encerra na quinta-feira (26)
Por Sara Graziele - estagiária de Jornalismo
25/07/2018 11h31 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Atividade faz parte da programação científica da SBPC Alagoas

Cada vez mais presente no cotidiano, a Internet das Coisas (IoT) é um tema frequente em debates sobre tecnologia e não poderia estar distante da 70ª Reunião Anual da SBPC. O minicurso ministrado pelar professora de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP (Poli-USP), Roseli Lopes, a pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integrados também da Poli-USP, Irene Ficheman.

A atividade aborda o conceito de IoT, familiarizando os participantes com esses dispositivos inteligentes que recebem informação, agem no ambiente e que estão conectados à rede de internet. Além do conteúdo teórico, os integrantes ainda serão iniciados em Scratch e Arduino, que são linguagens de programação que poderão ser utilizadas por eles posteriormente. “Nós poderíamos continuar até o fim com o Scratch porque ele é infinito. Mas como é uma coisa mais fácil das pessoas continuarem sozinhas, a gente acha mais importante trabalhar a parte da eletrônica, componentes eletrônicos, como montar um minicircuito, programar e fazer uma reflexão com a parte pedagógica”, explicou Irene.

Como um dos mais procurados, o minicurso lotou o laboratório de informática (LabInfo B1) do Ctec, trazendo participantes de diversas áreas do conhecimento, assim como estudantes do ensino médio. Irene ressaltou o quanto um ambiente de conhecimento misto pode ser rico. “Eu pessoalmente acho muito interessante quando a gente mistura pessoas de conhecimentos diferentes e de áreas diferentes, porque ninguém sabe tudo! Então pode ser que alguém da computação ou da engenharia saiba programar mas não entenda da pedagogia, de trabalhar com jovens do ensino médio, do ensino básico, não entenda essas técnicas. E quando a gente forma duplas ou trios para fazer essa atividade prática juntos, então, aquele que estuda economia, aquele que estuda administração, acaba contribuindo com o conhecimento dele. É uma troca muito rica”, explanou.

Entre o público do minicurso muitos alunos de Institutos Federais (IFs) e escolas públicas do ensino médio se fizeram presentes. A ministrante expressou sua felicidade em poder proporcionar o que pode ser o primeiro contato com a programação. “É o nosso objetivo. Nós estamos ministrando esse curso para ampliar um pouco o conhecimento de todo mundo, mas nós apresentamos esse minicurso para professores da educação básica porque a gente quer que alcance os alunos do final do fundamental, ensino médio, ensino técnico. Os recursos, os materiais que nós criamos são voltados para esse público mesmo”, concluiu.

O minicurso continuará até o dia 26 de julho e faz parte da programação científica da 70ª Reunião Anual da SBPC.