Grupo Xique-Xique participa de debate sobre a cultura alagoana

Folguedo alagoano apresentado pelo grupo foi premiado no 1º e no 2º Festival de Coco de Roda de Alagoas
Por: Alane Moraes, estudante de Relações Públicas e Philipi Accete, estudante de Jornalismo - 25/07/2018 às 16h25 - Atualizado em 25/07/2018 às 16h25
context/imageCaption

Grupo Xique-Xique se apresentou na terça-feira (24), mostrando as manifestações artísticas do coco de roda (Foto: Alane Moraes)

A 70ª Reunião Anual da SBPC recebeu na terça-feira (24) a apresentação do Grupo de Coco de Roda Xique-Xique. O show ocorreu no Palco Arena, às 12h, e contou com um grupo e público animados. O folguedo alagoano é considerado uma das danças mais tradicionais da cultura de Alagoas. O grupo Xique-Xique já foi premiado no 1º e no 2º Festival de Coco de Roda de Alagoas em 2017 e 2018.

O produtor Nilton Rodrigues fala um pouco sobre como é trabalhar para o grupo: “Acho que ser produtor do Xique-Xique é uma responsabilidade grande porque é um grupo que representa uma comunidade inteira. A gente tem quase 200 membros, mas tem pelo menos mil pessoas que por onde a gente vai, vão atrás, principalmente nos festivais. Então temos a responsabilidade de fazer um espetáculo melhor, mais bonito e tradicional”, disse ele.

O produtor ainda valorizou o debate: “Foi fantástico. As três maiores atividades culturais do Estado estavam lá presentes: o boi, o coco e a quadrilha. Quando a gente chega em um evento desse, é fantástico expor ideias, dar nosso ponto de vista, tirar dúvidas e sempre explicar para o pessoal o que nos motiva a fazer esse trabalho de cultura popular no Estado”, afirmou Nilton.

Mais informações sobre a programação no site.