Fim de semana é marcado pela criação de vulcões na SBPC Jovem

Crianças se divertiram brincando e aprendendo geologia
Por Viviane Borges - estudante de Relações Públicas
29/07/2018 11h24 - Atualizado em 30/07/2018 às 09h47
Crianças criando os vulcões. Foto: Viviane Borges

Crianças criando os vulcões. Foto: Viviane Borges

Com o intuito de despertar a curiosidade e o interesse das crianças para assuntos relacionados às ciências da terra, em especial a geologia, o Museu de História Natural (MHN) promoveu uma oficina de construção de vulcões, na tarde do sábado (28). Tendo um público infantilnas duas sessões, a atenção de todos que circulavam no local foi direcionada para essa atividade. 

Na primeira parte da oficina, as crianças se divertiam mexendo com argila, trabalhando a modelagem do vulcão ao redor de um copo descartável, que ficava no centro, formando a parte de dentro da montanha. Já na segunda etapa, para simular a erupção dos vulcões, foram utilizadas diversas misturas, produzindo os mais diferentes efeitos. 

Ao levar um pouco do conhecimento de geografia de forma simples e didática para esse público infantil, Álvaro dos Santos, estudante do curso de Geografia da Ufal, relata: “Achei essa experiência muito legal porque eu gosto bastante de trabalhar com crianças. E, geralmente, quando falamos de geologia, logo pensamos que é algo acadêmico, voltado para a graduação. O fato da gente conseguir passar pelo menos um pouco desse conhecimento para crianças que estão no fundamental acaba se tornando uma experiência inexplicável, e espero que isso possa estimular nelas o desejo de querer aprender cada vez mais”.