Entenda o funcionamento da Ufal durante a SBPC Alagoas

Setores administrativos funcionarão normalmente; estudantes e professores deverão participar do evento
Por Izadora García – relações públicas
13/07/2018 12h09 - Atualizado em 19/07/2018 às 08h28
Confira as mudanças no Campus A.C. Simões. Foto: Renner Boldrino

Confira as mudanças no Campus A.C. Simões. Foto: Renner Boldrino

A alguns dias de sediar a 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), pela primeira vez em Alagoas, a Ufal se prepara para receber cerca de dez mil visitantes. Por isso, mesmo antes do evento, ajustes na estrutura física e na rotina da Universidade já são feitos.

Para José Vieira, vice-reitor da Universidade, o momento pede que toda a comunidade universitária envide esforços. “Pela primeira vez, Alagoas sedia uma Reunião Anual da SBPC. É um marco histórico, temos uma responsabilidade coletiva com a construção deste evento. Transtornos, por vezes, serão inevitáveis, mas pedimos a compreensão da comunidade acadêmica, pois existem demandas de infraestrutura que tendem a alterar a rotina da Universidade, além de obras que nos deixarão um legado”, pontuou. 

Entenda como funcionarão as aulas e os setores neste período. 

Aulas                                                                                                     

Após apreciação do Conselho Universitário (Consuni), o evento foi incorporado ao calendário acadêmico e consta como dia letivo comum. Entre os dias 22 e 28 de julho, as aulas devem estar associadas à programação da SBPC. Já as atividades avaliativas nos três campi e nas unidades educacionais da Universidade não poderão ocorrer durante esse período.

Durante a SBPC Educação, que acontecerá entre os dias 19 e 21 deste mês no Centro de Educação (Cedu) e Instituto de Educação Física (Iefe), em Maceió, e nos campi Arapiraca e do Sertão, as aulas estarão suspensas apenas nestes locais. Nas demais unidades acadêmicas e educacionais, elas deverão ser ministradas normalmente.

Clique aqui para ler a resolução nº 19/2018 do Conselho Universitário. 

Setores Administrativos

Os setores administrativos da Universidade funcionarão normalmente durante o evento. Nos casos particulares em que servidores participarão de atividades da SBPC, deverá haver diálogo com a chefia imediata para evitar a interrupção dos serviços. Caso algum atendimento específico seja alterado, a informação deve ser disponibilizada ao público, bem como dia e horário em que o funcionamento voltará ao normal. 

Clique aqui para ler o memorando circular nº 9/2018, que dispõe sobre o funcionamento dos setores durante a 70ª Reunião da SBPC.  

Transportes

A via principal da Universidade terá trânsito livre, mas não será permitido estacionar ao longo dela. Os visitantes deverão fazer uso dos estacionamentos da Universidade e, para facilitar o deslocamento, seguranças vão orientar sobre o fluxo de veículos. As vias lateral da Reitoria e em frente ao antigo Csau estarão bloqueadas pela estrutura da ExpoT&C. E a rua lateral do Banco do Brasil ficará interditada para a praça de alimentação com foodtrucks.   

Durante o evento, a circulação interna dos ônibus que fazem percurso dentro do Campus A. C. Simões estará suspensa. Apenas a linha Ponta Verde - Ufal (711) vai circular na Universidade, entre a portaria do Village e o Restaurante Universitário, seguindo para a avenida Paulo Holanda, após retorno na rotatória do RU. Já os ônibus de delegações e escolas deverão estacionar ao lado do Instituto de Computação (IC), tendo acesso pela via do Centro de Tecnologia (Ctec). Ônibus vindos do interior poderão estacionar ao lado do Centro de Interesse Comunitário (CIC). 

Restaurante Universitário

O restaurante atenderá alunos e servidores da Ufal, que deverão apresentar documento oficial com foto e comprovante de matrícula 2018.1 ou de vínculo funcional com a instituição. Monitores do evento, devidamente identificados pelo escritório da SBPC, também podem utilizar o restaurante. Durante o período, o RU não vai atender comensais de outras instituições. 

O almoço é servido entre 11h30 e 14h. E o jantar, das 17h30 às 19h30. 

Biblioteca Central 

O funcionamento da Biblioteca Central já foi alterado para montagem da estrutura do evento. Até o dia 6 de agosto, o setor funcionará das 8h às 17h e somente para os serviços de emissão de nada consta e catalogação na fonte. 

Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) 

Entre os dias 19 e 28 de julho, o NTI funcionará em regime exclusivo para atender às necessidades do evento. Demandas de outras ordens geradas para o período serão registradas para posterior atendimento. 

Frota de carros 

Entre os dias 19 e 31 de julho, todos os veículos oficiais pertencentes à Ufal estarão bloqueados, atuando exclusivamente no atendimento logístico da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, SBPC. Leia mais aqui. Nos dias 20, 24, 26, e 31 de julho, o serviço de malote funcionará normalmente. A Comissão de Transporte e Recepção da SBPC pede compreensão e solicita que as atividades das unidades que necessitem de transporte sejam realocadas para outras datas. 

Assessoria de Comunicação (Ascom)

A Assessoria de Comunicação estará alocada para a cobertura do evento. As solicitações de matérias, coberturas e criação de artes enviadas durante o período serão atendidas após a SBPC Alagoas.