Entenda como vai funcionar o espaço de atividades da SBPC Jovem

A programação é gratuita e aberta ao público
Por Thalis Firmino – estudante de Jornalismo
02/07/2018 13h52 - Atualizado em 05/07/2018 às 08h44
Está aberto o agendamento para grandes grupos. Foto: Thiago Martins Rocha (67ª SBPC - São Paulo)

Está aberto o agendamento para grandes grupos. Foto: Thiago Martins Rocha (67ª SBPC - São Paulo)

A SBPC Jovem, evento que acontece entre 23 e 28 de julho no Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, apresenta em sua programação atividades lúdicas e interativas que visam integrar escolas, ONGs e institutos para estímulo e desenvolvimento de pesquisas nos ambientes educacionais. 

Os trabalhos ocorrem de maneira simultânea com a programação científica da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), se configurando como uma ação da própria Universidade para recepcionar a comunidade acadêmica e os círculos comunitários vizinhos por meio de atividades totalmente gratuitas que vão apresentar os resultados e andamentos das produções da ciência brasileira numa linguagem mais compreensível e divertida. 

Das atividades 

As atividades foram recebidas e selecionadas por edital de chamada pública nº 12/2018 da Pró-reitoria de Extensão (Proex). Os expositores, oficineiros e palestrantes que tiveram seus trabalhos contemplados foram distribuídos em seis grupos: Central de Jogos, Letra Viva, Arena de Ideias, Oficinas Criativas, Mostra Interativa Universitária e Espaço Saúde. Além disso, haverá o Trekking CT&I, uma competição na categoria de caminhada/trilha entre estudantes do ensino médio e educação de jovens, adultos e idosos (Ejai-Médio) de escolas públicas e privadas, no qual equipes de até cinco componentes irão se aventurar em desafios dentro do campus e em laboratórios, na resolução de problemas e enigmas científicos. Os detalhes e horários serão publicados junto à programação completa que vai ser divulgada em breve. 

Visitas em grupo 

As instituições interessadas em participar da SBPC Jovem com grandes grupos devem se submeter às vagas disponibilizadas por meio de inscrição aqui. É importante frisar que esta etapa só será validada após o envio do Termo de Responsabilidade disponível no site devidamente assinado. Caso seja confirmada, o responsável será notificado por e-mail. 

Essa modalidade permite levar, no máximo, 50 pessoas no dia escolhido e quem fizer mais de um agendamento por dia, terá os demais registrados em cadastro reserva, podendo ser ou não contemplada novamente, a depender da procura ou desistência. 

Sobre o local 

Nas vésperas do evento, uma tenda de aproximadamente dois mil metros quadrados será montada ao lado da Biblioteca Central e contará com 16 estandes, desses, 12 são organizados pela Proex, distribuídos, parcialmente, da seguinte forma: 

1: Shows de física;

2: Shows de química e biologia;

3: Central de jogos;

4: Mostra interativa universitária;

5: Espaço saúde - Ufal e Uncisal;

6: Mostra de robótica;

7: Oficinas criativas;

8: Museu de História Natural - Ufal;

9: Usina Ciência – Ufal.

10: Experiment-AL (Feira de Ciências da Educação Básica de Alagoas)

11: Arena de Ideias;

12: Letra Viva. 

Os quatro espaços restantes ficam sob responsabilidade da SBPC nacional. Assim, a Proex salienta que, dependendo das demandas e remanejamentos acertados entre os dirigentes, é possível que futuramente sejam feitas alterações na divisão dos blocos, sendo tudo previamente anunciado. 

Outras informações 

A coordenação da 70ª Reunião Anual da SBPC divulgou uma oferta de 182 vagas para alojamento no Campus A. C. Simões. Os pré-requisitos para participação estão descritas no regimento disponível aqui.

Para quem busca uma hospedagem privativa, preparamos uma lista com algumas sugestões próximas ao local do evento, acesse o link.

Outras despesas como transporte e alimentação, são de responsabilidade dos membros de cada atividade e visitantes. É possível localizar restaurantes no Centro de Educação (Cedu), Faculdade de Medicina (Famed), Centro de Tecnologia (Ctec), Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) e no Centro de Interesse Comunitário (CIC). Aqueles que precisarem de um local para estacionar poderão utilizar-se de espaços a serem direcionados gratuitamente dentro da Universidade.