Educação básica do Sobral, no Ceará, é destaque em conferência

Ex-prefeito da cidade fala como gestão educacional se tornou modelo para as demais cidades do estado
Por Leila Falcão, estudante de Jornalismo
28/07/2018 07h55 - Atualizado em 28/07/2018 às 08h19
Fotos: Leila Falcão

Há algum tempo, a gestão educacional do Brasil vem buscando meios de solucionar os buracos que permeiam a educação básica, principalmente na erradicação do analfabetismo. Nesta sexta feira (27) foi realizada na 70ª Reunião Anual da SBPC, uma conferência sobre A educação básica em Sobral, Ceará. O evento teve como palestrante o ex-prefeito da cidade José Clodoveu de Arruda, e como apresentador o coordenador geral da SBPC Ildeu de Castro Moreira (UFRJ).

A palestra tem como propósito apresentar a possibilidade de superação a desigualdade presente no ensino brasileiro, através do modelo da cidade do Sobral. Demonstrando desta forma um planejamento acerca da reconstrução da educação nas escolas municipais, tanto no estado do Ceará como nas regiões do país mais afetadas pela má administração educacional ao longo dos anos.

Segundo o ex-prefeito de Sobral José Clodoveu de Arruda, esta elaboração do currículo e aprendizagem dos estudantes do município, é um processo necessário para toda comunidade. Visto que a cultura política da atualidade reflete negativamente na pedagogia orientada nos dias de hoje.

“Quem constrói a nova educação, o novo Brasil são as pessoas. Pois elas são as protagonistas da história seguinte! Por este motivo é importante que saibamos identificar os erros que o governo, que nosso país, cometem ao longo dos tempos na educação, para deste modo corrigi-los. Veja Sobral, um município relativamente estruturado anteriormente no analfabetismo, e hoje, é a cidade com maior Ideb. Mas isso só concretizou-se porque houve uma estruturação da política educacional em três eixos: O fortalecimento da gestão da escola, da ação escolar e da valorização dos professores”, afirmou ele.

Por fim, foram determinados os momentos finais da explicação para os professores e educadores presentes discutirem a gestão educacional implantada na administração de Sobral. Para mais informações sobre  como se deu o método de sucesso da cidade, acesse o link.