Debate sobre sistema de dados abertos está na programação da próxima sexta

A proposta do sistema que será apresentado pelo pesquisador Francisco Freire é gerir e visualizar informações de uma maneira mais simplificada
Por Bruna Freire, estudante de Relações Públicas
24/07/2018 10h33 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Francisco Rocha, pesquisador do IBICT. Foto: Bruna Freire

O pesquisador Francisco Rocha, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), vai realizar a palestra Visão: informação aberta para tomada de decisão, dentro da programação da SBPC Alagoas. A atividade está marcada para a próxima sexta-feira (27), no Pavilhão ExpoT&C e será aberta ao público em geral.

Rocha já está circulando pelo evento e explicou sobre a operação do sistema Visão, desenvolvido pelo instituto. “Nós pegamos uma base de dados e inserimos nesse sistema para criar gráficos, visualizações geográficas, linhas do tempo, para apoiar a pesquisa em cima da base de dados”, adiantou.

Ele conta que a ideia é facilitar a visualização de um grande número de informações simultaneamente, e que o sistema é desenvolvido em equipe, com o propósito de trabalhar com uma bandeira de dados abertos, onde todas as pessoas tenham acesso. Assim, podem complementar os dados, produzir informação e conhecimento em cima do que está sendo feito hoje.