Contação de histórias movimenta estande na SBPC Jovem

Por Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
27/07/2018 12h44 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Projeto do HU na programação da SBPC Jovem

O projeto de extensão Anjos do HUPAA, do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes realizou a programação de contação de histórias no estande do Sebrae, na SBPC Jovem. O projeto desenvolve ações lúdicas no HU e conta com a participação de estudantes das áreas da saúde.

Muitos alunos acompanharam a história contada pela bibliotecária do hospital e coordenadora adjunta do projeto, Isabel Calheiros. Foi o caso de Keyla Beatriz Dantas, de 14 anos, que deseja seguir a carreira médica e falou da sua visita à Ufal. “Nunca participei de um evento como esse e é uma experiência única. O trabalho do grupo mostra que a gente pode fazer coisas boas, levando alegria e amor às pessoas”, relatou Keyla.

Isabel Calheiros avaliou a atuação do grupo como uma oportunidade de evidenciar as práticas integrativas à saúde, desenvolvidas no âmbito hospitalar.  “Mostramos um pouco do que desenvolvemos no dia a dia do hospital, que carrega uma visão de ambiente de dor e desumanizado. A contação de histórias permite a ressignificação do ambiente e auxilia no processo terapêutico”, ressaltou a coordenadora.

Já a estudante do curso de Psicologia da Ufal, que é integrante do grupo de extensão há dois anos, falou da importância das ações desenvolvidas. “O projeto tem fortalecido os conhecimentos da graduação, quando levamos o nosso trabalho aos setores do HU, com o viés da humanização por meio das histórias a pacientes. Além disso, essa vivência traz a visibilidade para o projeto, como também evidencia que a prática de contar histórias continua viva”, analisou.