Consulta sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional começa segunda

São três etapas para a construção do plano
Por Izadora García – relações públicas
06/07/2018 13h15 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Consulta pública vai até 3 de agosto

A partir da próxima segunda-feira (9), a comunidade universitária já pode acessar e responder o formulário online da consulta pública sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufal (PDI). Ela é a primeira das três etapas de consulta à sociedade para a construção do documento, que vem sendo elaborado desde o ano passado. Com isso, o objetivo da Gestão é tornar o processo de construção do PDI mais democrático e participativo.

Para regulamentar a participação na consulta, foi lançado o edital de chamada pública nº 01/2018, que pode ser acessado clicando aqui. De acordo com o documento, a consulta pública online se dará de duas formas: individual e coletiva por unidade acadêmica ou campus.

Para participar, o usuário deve acessar o link da consulta pública e informar o CPF. A partir disso, ele será direcionado para a plataforma na qual serão apresentados os objetivos estratégicos inicialmente propostos para o PDI. Os objetivos estão organizados por dimensões relativas às áreas finalísticas da Universidade nos campos do ensino, pesquisa e extensão. O usuário poderá avaliá-los por meio de quatro alternativas: concordo, concordo parcialmente, não concordo e prefiro não opinar.

Caso os participantes não validem os objetivos estratégicos apresentados na consulta, precisarão apresentar justificativa e proposta para os pontos dos quais discordam. Não é possível passar de um campo a outro sem marcar uma das opções ou justificar a resposta, quando necessário. Para registro da contribuição, todos os objetivos precisam ser avaliados até o fim. A participação do usuário estará confirmada quando for assinalada a opção “enviar”.

Participação coletiva dos campi fora de sede e unidades acadêmicas

As unidades acadêmicas e campi fora de sede também podem se posicionar sobre os objetivos estratégicos de maneira coletiva. Para isso, as discussões sobre o PDI serão promovidas em reuniões de conselho de curso, colegiado ou em assembleias abertas a docentes, estudantes e técnicos. O gestor da unidade ou campus será o representante na apresentação das propostas coletivas, por meio do preenchimento do formulário online e envio de ata das reuniões deliberativas conforme as regras estabelecidas em edital.

A consulta pública estará disponível até o dia 3 de agosto. Participe!