Atividades da Expo&TC movimentam a 70º Reunião Anual da SBPC

Lançamento de foguetes e simulador de paraquedas estão sendo procurados pelo público
Por Aldilene Clemente - estudante de Jornalismo
25/07/2018 13h06 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Alunos acompanharam o lançamento do foguete

Alunos acompanharam o lançamento do foguete

Dois foguetes foram lançados diante de um grupo de estudantes em espaço aberto, ao lado Centro de Interesse Comunitário (CIC). A atividade, desenvolvida pela Agência Espacial Brasileira (AEB), tem o objetivo de despertar no público o interesse pela temática espacial, que envolve química, física, matemática e outras áreas do conhecimento.

Tudo está sendo novo para mim, e esse lançamento parece muito legal" disse entusiasmado o estudante, Geneilson Vieira, que veio de Inhapi com outros 40 colegas para participar do evento e estava na expectativa dos lançamentos.  Depois dos preparativos, os foguetes foram disparados, obtiveram altitude e caíram a uma longa distância do local. 

Os lançamentos são realizados diariamente pelo professor de eletrônica e colaborador da AEB, Izaias Cabral e sua equipe de Brasília, que participam anualmente da reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). "Sempre que acontece a SBPC, nós acompanhamos a Agência Espacial para fazer essa divulgação cientifica nas capitais, e aqui em Alagoas a participação do público está sendo fantástica. O mais interessante é o interesse pela ciência que estamos percebendo, não apenas dos estudantes, mas de professores e pesquisadores também. Isso tem deixado a gente bem feliz!", expressou Cabral. 

A mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação (Expo&TC) reúne dezenas de expositores, como agências de fomento, universidades e entidades governamentais. Além de um simulador de  passadiço, que proporciona a sensação de pilotar um navio, a Marinha está expondo um simulador de paraquedas que tem gerado filas entre os visitantes. "Está fazendo um sucesso, ele tem um óculos de realidade virtual que dá ao visitante a emoção de estar vivenciando um salto de paraquedas", informa a comandante Andrea Delduque. 

Segundo o capitão Ricardo Sampaio, instrutor dos visitantes que procuram a atividade, simula um paraquedas aberto e está sendo desenvolvido para o treinamento de operações especiais da Marinha durante o curso de salto livre. Na simulação, é necessário vestir um equipamento semelhante ao de um paraquedas e cumprir o percurso, passando por pontos determinados durante a imersão que os óculos proporcionam.  O simulador está sendo operado constantemente dentro do horário de programação da SBPC, mas devido a alta procura uma fila de espera foi organizada para atender o público. 

Quem passou pela experiência garante que a sensação é real. "Eu me senti voando mesmo. As imagens são bem verdadeiras, aparecem parques, mares e montanhas. É preciso controlar a velocidade, dá um frio na barriga, me emocionei e acabei caindo no mar. Foi incrível!", comentou a estudante de Engenharia Civil, Danielle Leão.