Abertura de simpósio lota auditório do Hospital Universitário

O momento foi marcado pela homenagem a defensores e usuários do SUS
Por Klebson Candido – estagiário de Relações Públicas
25/07/2018 10h36 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
HU sediou simpósio de saúde

A abertura do Simpósio Saúde, Ciência e Compromisso Social, que aconteceu na última segunda-feira (23) reuniu profissionais, estudantes e pesquisadores, para debater os desafios atuais nas áreas da saúde no Brasil, durante a SBPC 2018. Defensores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) foram homenageados pela organização do evento e pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A reitora Valéria Correia comentou a importância da realização do Simpósio. “Ficam como legado da SBPC Alagoas, o Simpósio e a Tenda Damião Alexandrino e, certamente, inauguramos esse novo tema associando saúde e educação, pois se produz ciência nos hospitais universitários”, comentou.

Valéria Correia, que é uma das fundadoras do Fórum Alagoano em Defesa do SUS falou, ainda, do papel desenvolvido pela Universidade e pelo HU no aprimoramento de políticas públicas em saúde.  “A Ufal e o HU são uma trincheira na luta e defesa do Sistema Único de Saúde, público, estatal, gratuito. Propomos o debate, inclusive do ponto de vista acadêmico”, analisou.

A superintendente do HU, Regina Maria dos Santos também falou sobre o contexto atual. “O contingenciamento de recursos na área da saúde, ciência e tecnologia, causam prejuízos para o SUS, tanto pela limitação que impõe aos hospitais públicos e, especialmente, para a realização de pesquisas e para a aquisição de equipamentos, que se desdobram em campos de experimentações e estudos clínicos, para a composição de evidências científicas orientadoras das melhores práticas”, pontuou.

A política de saúde mental na atualidade, trabalho em saúde e formação, a bioética em pesquisas e tecnologias em saúde, os desafios e perspectivas para saúde e o perfil de adoecimento dos servidores da Ufal foram os temas abordados no primeiro dia da programação.

Maria Inês Souza Bravo, docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, repercutiu a atuação das organizações sociais na gestão de serviços de saúde no Brasil. “Temos que realizar um processo que reveja a lei de responsabilidade fiscal e articular uma defesa que vise a manutenção dos hospitais federais”, disse.

A enfermeira Maria Zélia de Araújo Lessa, falou sobre a realidade do mundo do trabalho e relacionou o tema com a organização e as condições de trabalho e o reconhecimento profissional nas organizações.

Já a docente da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Laís Záu Serpa Araújo, analisou a bioética e a atuação da indústria farmacêutica. “A bioética é uma ética aplicada, porém, não é um conjunto de regras e não resolve os conflitos éticos.  Os conceitos da área nos fornecem os instrumentos para a resolução das questões éticas”, esclareceu a docente.

Participaram da abertura do evento, a reitora da Ufal, Valéria Correia, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, os representantes dos conselhos Municipal e Estadual de Saúde, o secretário de Saúde de Maceió e entidades representativas de profissionais da saúde.

Fórum Alagoano em Defesa do SUS

A programação do Fórum Alagoano em Defesa do SUS, durante o Simpósio, que aconteceu até esta terça-feira (24), no Hospital Universitário e na Tenda Damião Alexandrino, no Campus A.C. Simões, promoveu o abraço ao HU.

Homenagens

A promotora de justiça, Micheline Laurindo Tenório Silveira dos Anjos, a técnica de enfermagem, Leidjane Ferreira de Melo, a docente da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) da Ufal, Maria Cristina Soares Figueiredo Trezza, a Irmã Graça, representando os usuários do Sistema único de Saúde (SUS) e Maria Inez Souza Bravo, da Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde, foram homenageadas durante a abertura pela reitora da Ufal, Valéria Correia e pela organização do evento.