Ufal inicia Consulta Pública para compor Plano de Dados Abertos

Por Diana Monteiro -jornalista
18/06/2018 13h56 - Atualizado em 14/08/2021 às 14h59
Os coordenadores da Consulta Pública, Jouber Lessa e Daniell Pontes

De 18 a 24 deste mês é o período que a Universidade disponibilizará para que a sociedade tenha o acesso à Consulta Pública indicando que dados são os mais relevantes para atender às suas demandas. A Ufal já dispõe de um levantamento recente dotado de um conjunto de dados que contempla dez áreas, desde a acadêmica (como ensino pesquisa e extensão) e a administrativa, que possibilitarão às pessoas a escolha do que consideram mais importantes. O resultado servirá para contribuir para a elaboração do primeiro Plano de Dados Abertos (PDA) da Ufal, a ser renovado a cada dois anos.

A consulta pública objetiva atender aos requisitos do Decreto 8. 777/2016, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União que institui a política de dados abertos do poder executivo federal, onde em seu artigo 5º, parágrafo 2º, estabelece que cada órgão ou entidade da administração pública federal, direta, autárquica e fundacional implemente a referida política por meio da execução de seu PDA.

A ação tem a coordenação de Jouber Lessa e Daniell Pontes, da Coordenadoria de Planejamento, Avaliação e Informação (Cpai) da Pró-reitoria de Gestão Institucional (Proginst). “O decreto novo determina a publicação de dados a fim de ampliar a transparência ativa disponibilizada à sociedade. No portal da instituição já consta uma série de informações sobre diversas áreas e o atendimento ao citado decreto visa ampliar a oferta de informações”, reforçam.

Eles explicam que após o período da consulta pela sociedade, será feito um levantamento pela Proginst, que vai publicar os resultados e as ações a serem desenvolvidas, conforme as indicações. Os interessados podem participar da consulta selecionando o formulário disponível aqui.

A execução dos dados mais votados pela sociedade, pela ordem de prioridade, poderá ser vista clicando aqui.  Jouber e Daniel acrescentam que o resultado da consulta será disponibilizado no Portal da Transparência.

Concluídas todas as etapas para a elaboração e publicação do Plano de Dados Abertos 2018, próxima consulta pública da Ufal será em 2020.