Mesa-redonda dá início a curso sobre vigilância socioassistencial

Atividade faz parte do projeto de extensão CapacitaSUAS
Por Manuel Henrique – jornalista colaborador
11/06/2018 09h39 - Atualizado em 11/06/2018 às 13h22
Arte de divulgação

Arte de divulgação

Considerado um dos maiores projetos de extensão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o programa CapacitaSUAS, chega ao sexto curso, tratando sobre Vigilância Socioassistencial do Sistemas Único de Assistências Sociais (Suas). A abertura acontece nesta segunda (11), com uma mesa-redonda, no auditório do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV), no Campus A.C. Simões.

O projeto atende a centenas de profissionais da Assistência Social, e o programa em Alagoas é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), coordenado pela Faculdade de Serviço Social (FSSO) em parceria com a Secretaria do Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

De acordo com a organização, o tema é importante para os profissionais da área no sentido de superar, prevenir e buscar soluções para problemas relacionados a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

As convidadas para compor a mesa são Fernanda Araújo Rodrigues, da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, e Shirley de Lima Samico, coordenadora da Vigilância Socioassistencial da Secretaria Executiva de Assistência Social do Estado de Pernambuco.

“É interessante que os profissionais da Assistência Social tenham esse conhecimento para que se possa trabalhar a interface de ações das duas competências de forma unificada, definindo em conjunto ações prioritárias e facilitando, por exemplo, um diagnóstico epidemiológico de uma determinada região para, com isso, obter melhores informações e poder direcionar ações de Saúde e Assistência Social”, afirma Fernanda Araújo.

O evento contará com a presença de cerca de 200 profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de 55 municípios alagoanos.

Para mais informações sobre o CapacitaSUAS em Alagoas acesse o blog do projeto. http://capacitasuas.coletivoeidi.com.br