Mais dinâmico e intuitivo: Ufal ganha novo portal de notícias

Projeto foi construído em colaboração com os membros do GT Portais
Por Sara Graziele - estagiária de Jornalismo
06/06/2018 09h16 - Atualizado em 08/06/2018 às 07h36
Novo site foi lançado nesta terça-feira (5), na sala dos Conselhos

Novo site foi lançado nesta terça-feira (5), na sala dos Conselhos

Foi lançado nesta terça-feira, na Sala Executiva dos Conselhos Superiores (Secs), o novo portal de notícias da Universidade Federal de Alagoas. O design mais moderno permite que a visualização das informações seja feita de maneira simples e organizada. Com a unificação dos subportais existentes anteriormente, o site apresenta todas as informações na página principal, dando maior destaque às notícias relacionadas também aos estudantes e servidores. 

Na solenidade de apresentação do projeto, a mesa foi composta pela reitora Valéria Correia, pela coordenadora da Assessoria de comunicação (Ascom), Lenilda Luna, e pelo analista de Tecnologia da Informação, Alexandre Marinho, que guiou as reuniões do Grupo de Trabalho dos portais e orientou a criação do layout do novo site. 

Na ocasião, estiveram presentes os gestores, diretores e coordenadores de unidades acadêmicas. Além da apresentação, foi elogiado o esforço do GT Portais, que contou com representantes de todas as pró-reitorias, do Gabinete do vice-reitor, Ascom e NTI. A jornalista Lenilda Luna aproveitou para chamar atenção sobre a importância da construção colaborativa das informações feitas para o portal. 

"Hoje, as notícias circulam de forma muito mais rápida por meio digital, por isso, o jornalismo colaborativo tornou-se uma tendência. Isso não substitui a responsabilidade do jornalista pela produção, qualidade e veracidade do texto, mas possibilita que as pessoas colaborem com a prestação de informações e registro de fatos", destacou.

Ao apresentar a nova estrutura do site, Alexandre Marinho apontou as defasagens do anterior que serviram de base para a nova aparência. Nas mais de cem alterações feitas no layout durante o processo de construção do portal, os membros do GT conseguiram criar uma interface que é mais moderna e acessível. É possível assistir como foi o lançamento no canal da Ascom no Youtube. 

Conheça o novo portal 

Os conceitos de acessibilidade, portabilidade e segurança guiaram a construção do novo portal. O site é mais leve e intuitivo, permitindo que o usuário tenha uma melhor experiência de navegação. O modelo responsivo adapta o site para o dispositivo utilizado, permitindo uma experiência completa independente do dispositivo, seja no computador, tablet ou celular. 

O design foi atualizado e entre as mudanças pode ser destacada a aba de notícias, que agora é única, tendo as matérias categorizadas por tags de cores diferentes: O vermelho para notícias que antes iam para o portal geral; o amarelo para as informações do portal do estudante; e azul indica o conteúdo que pertenceria ao portal do servidor. Uma quarta coluna foi criada para a divulgação temática de eventos que mobilizem toda a comunidade universitária, como a SBPC, que atualmente ocupa o destaque. 

Marinho explica que foram criados novos sites para áreas do portal que se confundiam com outras informações. Agora, as seções “Ufal em Números” e “Ufal na Mídia” têm seu próprio site onde as informações podem ser acompanhadas. A pesquisa no novo portal vai mostrar apenas as informações contidas nele, não se misturando com as clipagens de sites externos.

Os concursos e editais também têm um sistema de pesquisa disponível na página inicial. O calendário agora apresenta, de maneira clara, os eventos que vão acontecer na Universidade. O local é um espaço colaborativo, e em breve, vai permitir que os setores adicionem datas importantes do calendário acadêmico, colocações de grau, cursos de capacitação e demais datas de interesse da comunidade. 

O site tem suporte para internacionalização dos conteúdos, e algumas unidades já disponibilizam as informações traduzidas para outras línguas, no entanto, devido a configuração atual das equipes que constroem o portal, não é possível a tradução de todo o conteúdo. 

A segurança ainda foi um aspecto pensado para o novo portal. Tudo o que está disponível é criptografado. Então, pode navegar, tenha um bom acesso!