Laboratórios da Ufal se reúnem para organizar o Trekking C&TI

Atividade faz parte da programação da SBPC Jovem
Por Bianca Souza e Nathalia Firmino, estudantes de Relações Públicas
08/06/2018 11h24
Reunião entre Proex e representantes dos laboratórios

A pró-reitora de Extensão, Joelma Albuquerque, se reuniu na última terça-feira (5) com professores da Ufal, dos cursos de Química, Biologia e Educação Física, para finalizar o planejamento das atividades que serão realizadas no Trekking C&TI, na SBPC Jovem. Além dos laboratórios dessas graduações, estão confirmados os de Física, Geografia e Meteorologia.

A SBPC Jovem tem o objetivo de apresentar o campus e promover maior interação dos estudantes do ensino médio das redes públicas e privadas com a Universidade, além de trabalhar conteúdos que eles já estudam na escola.

Nas tardes de 24 a 27 de julho, a SBPC Jovem realizará essa atividade que é uma espécie de trilha, onde os alunos recebem um mapa para encontrar os laboratórios dos diversos blocos da Ufal. Já nos locais, os estudantes assistem a uma apresentação sobre um tema específico e terão dois desafios, cada um valendo até cinco pontos: elaborar uma pergunta sobre o assunto abordado e responder perguntas dos responsáveis pelos laboratórios.

Cada equipe terá cinco participantes, formada, exclusivamente, por estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai-Médio), de escolas públicas e privadas. Conforme os laboratórios são encontrados, o grupo cumpre as tarefas e soma pontos para saber quem será a equipe vencedora.

“A ideia do Trekking C&TI é incentivar os alunos a conhecerem melhor os diversos cursos da Universidade. Vamos usar o que temos de melhor, docentes, técnicos e estudantes e receber com privilégio a 70º Reunião da SBPC”, ressalta Joelma.

As escolas interessadas em participar do Trekking terão uma nova oportunidade. As inscrições foram reabertas no site (https://www.doity.com.br/trekkingsbpc2018) até atingir o limite de vagas disponíveis. Os inscritos deverão aguardar a confirmação por e-mail e o envio das regras.

As inscrições devem ser feitas por um adulto representante da escola, sendo a escolha dos participantes da equipe e a autorização dos pais de responsabilidade da instituição de ensino. Só será aceita uma inscrição por escola. Os custos de alimentação e de transporte serão de responsabilidade da instituição inscrita e as equipes devem estar no local definido nas regras às 12h30 até a duração final da prova, por volta das 18h. A organização destaca que as equipes precisam estar afinadas com os temas propostos, possuir uma bússola e capas de chuva para enfrentar os desafios da competição.