Estudantes de Nutrição ajudam agricultores nas melhorias das feiras orgânicas

Além de dicas sobre um ambiente agradável, os alunos deram sugestões para impulsionar vendas com produtos novos
Por Ascom Ufal
11/06/2018 11h17
Agricultores participaram de uma aula expositiva

Os agricultores dos assentamentos de Zumbi dos Palmares, Flor do Bosque e Dom Hélder Câmara participaram, na última quinta-feira (7), de uma atividade de extensão promovida por alunos do curso de Nutrição da Ufal. Com o tema Construindo uma atmosfera positiva e agradável em feiras orgânicas, a atividade teve a supervisão das professoras Giovana Longo-Silva, Maria Alice Araújo de Oliveira, Risia Cristina Egito de Menezes e os demais docentes do Laboratório de Nutrição em Saúde Pública.

De acordo com a organização do evento, a proposta era promover a alimentação adequada e saudável e prevenir agravos nutricionais abordando aspectos relacionados à estrutura e apresentação dos produtos nas feiras, assim como estratégias para incentivar a venda e conscientizar a comunidade sobre os benefícios dos alimentos orgânicos.

O Encontro foi precedido por atividades desenvolvidas ao longo da disciplina, que incluíram estudo teórico, visitas às feiras orgânicas para aproximação e entrevista dos feirantes.Na roda de conversa teve reflexão e discussão sobre aspectos positivos já incorporados nas feiras e estratégias para atrair e fidelizar clientes.

Foram abordados temas como cenário da feira, incluindo organização das bancadas e valorização da cultura nordestina, por meio de inclusão de atividades culturais realizadas pelos próprios agricultores, como cordel e música popular brasileira. Outros pontos destacados foram: a importância do atendimento, higiene, abordagem e tratamento dos clientes, utilização de crachás e incentivo ao uso de sacolas retornáveis.

Ao final da manhã, os agricultores foram presenteados com kits confeccionados pelos estudantes, contendo crachás com identificação de cada vendedor e seus respectivos assentamentos, além de plaquinhas a serem utilizadas nas feiras para divulgação dos nomes e preços dos produtos.

E para encerrar o evento, houve o momento de degustação de preparações saudáveis e orgânicas elaboradas pelos alunos de Nutrição. As receitas foram entregues aos feirantes, como sugestão de alimentos para vender nas feiras, evidenciando o grande potencial que os produtos orgânicos têm para a construção de uma alimentação saudável, atraente e saborosa.