Estudante participa de Conferência Internacional sobre Educação Superior

O evento celebra o centenário da Reforma Educacional de Córdoba
Por Lenilda Luna - jornalista
06/06/2018 09h29 - Atualizado em 06/06/2018 às 16h44
Lucas viaja para Córdoba (Argentina) representado os estudantes da Ufal

Lucas viaja para Córdoba (Argentina) representado os estudantes da Ufal

O estudante de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Lucas Cavalcante, que também é o representante local da União Nacional dos Estudantes (Une), participa, dos dias 10 a 15 de junho, da Conferencia Regional de Educación Superior de América Latina y el Caribe (Cress 2018), que será realizada na Universidade de Córdoba (Argentina). 

O evento é promovido pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e Caribe da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e vai reunir gestores da educação superior, professores, estudantes e representantes de organizações governamentais e não-governamentais, para debater e “reafirmar o sentido da educação como bem social, direito humano e responsabilidade do Estado”, destaca a comissão organizadora. 

Este ano, a programação será especial, porque será celebrado o centenário da reforma universitária de Córdoba, um movimento iniciado por universitários argentinos, que influenciou toda a América Latina, propondo uma gestão democrática das universidades, a liberdade de cátedra para os professores e afirmando o compromisso social da comunidade acadêmica, por meio da extensão e da produção de conhecimento para a sociedade. 

 “Vou em nome do movimento estudantil da Ufal, em um momento em que as universidades brasileiras estão sendo prejudicadas por cortes orçamentários e contingenciamentos. Esta situação precisa ser exposta e devemos reafirmar o compromisso com o ensino público, gratuito, de qualidade e socialmente referenciado”, destaca Lucas Cavalcante. 

Saiba mais sobre a Conferência no site do evento.