Calouros do interior têm programação exclusiva na Semana de Acolhimento

Atividades diversificadas de integração e aulas magnas fazem parte da programação de boas vindas

Por Eduardo Lira - estagiário de Relações Públicas
- Atualizado em
Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia

Com a chegada do semestre letivo de 2018.1, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) também se prepara para receber os estudantes matriculados nos campi fora de sede. Entre os dias 18 a 21, Arapiraca e Delmiro Gouveia, além das unidades de Palmeira dos Índios, Penedo e Santana do Ipanema, terão programação diversificadas com atividades de boas-vindas. Confira:

Campus Arapiraca

Na segunda-feira (18), a programação do Campus Arapiraca inicia no auditório, às 8h, repete para os alunos da tarde, a partir das 13h30, e da noite, às 19h, com apresentação cultural dos integrantes do projeto de extensão Intervalo de Terça, seguidos por explanação dos membros das direções geral e acadêmica, dos setores e coordenadorias.

Na terça-feira (19), os calouros serão recebidos pelas coordenações e centros acadêmicos de seus respectivos cursos que realizarão suas próprias atividades. Neste dia, acontecerá simultaneamente a Calourada Vermelha, onde os estudantes serão convidados a abastecer os bancos de sangue do interior através da ação dos Doadores de Plantão, projeto do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

Para encerrar a semana de acolhimento, na quarta-feira (20), membros da Gestão da Ufal estarão no auditório do Campus Arapiraca para ministrar a aula magna que tem como tema Segurança, autonomia e cortes: em defesa da Ufal.

Unidade Palmeira dos Índios

Na segunda-feira (18), a partir das 14h, os estudantes de Palmeira dos Índios serão apresentados à Universidade com a solenidade das coordenações dos cursos e coordenação da  unidade. Logo após, às 16h, será feita uma roda de integração entre calouros e veteranos com pintura, lanche coletivo e música.

Às 14h da terça-feira (19), haverá palestra ministrada pelo professor de Serviço Social, Japson Gonçalves, com o tema Introdução ao Serviço Social Contemporâneo.  No dia seguinte, haverá apresentação dos setores da unidade, políticas de acesso e permanência na Universidade. Logo após, às 14h30, os estudantes conhecerão a história do Movimento Estudantil. Na quarta-feira (20), a unidade recebe a visita dos membros da Gestão da Ufal para a aula magna.

Campus Delmiro Gouveia

Na manhã da segunda-feira (18),a recepção dos calouros fica por conta  dos membros dos centros acadêmicos, empresas juniores e dos integrantes de programa de educação tutorial, que realizarão debates e esclarecimentos. Logo em seguida, acontece a solenidade de abertura do semestre com a coordenação e direção do curso de Engenharia Civil, na sala 9 (Pranchetas).

Durante o intervalo, no Hall de entrada do campus, os calouros participarão de gincanas e quizzes com premiação no final, organizados pela colaboração entre os centros acadêmicos e projetos de extensão e pesquisa.

À partir das 13h30, os calouros de letras serão recepcionados pela direção e coordenação do curso, para logo após, às 15h, os estudantes que participam de grupos de pesquisas se apresentaram com os projetos que desenvolvem na instituição. Ao final, haverá coffee break e dinâmicas entre veteranos e calouros.

No começo da noite, às 19h15, é a vez dos estudantes de Geografia conhecerem a coordenação e direção do curso e interagirem com os membros do centro acadêmico.

Já na terça-feira (19), as aulas magnas serão às 10h, 14h30 e 19h30, onde será debatido o tema sobre segurança, autonomia e cortes, além da apresentação dos setores que compõe a instituição e dos representantes do movimento estudantil. Ao final de cada sessão solene, serão sorteados livros pela Editora da Ufal (Edufal).

Unidade Santana do Ipanema

Assim como nas outras unidades, os estudantes de Santana do Ipanema serão recebidos, na segunda-feira(18), pelos membros da equipe local da gestão, direção geral e acadêmica, a partir das 19h. Na terça-feira (19), haverá apresentações da coordenação do curso de Ciências Econômicas e mesa sobre a importância da representação estudantil na vida acadêmica.

Na quarta-feira (20), a biblioteca ofertará minicurso sobre as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que regem os trabalhos manuais de todo estudante, além de visita guiada pelo espaço de leitura e estudo.

No último dia da Semana do Acolhimento, haverá a aula magna, a partir das 19h30, com a presença de membros da Gestão para debater e apresentar a realidade e os desafios da instituição, juntamente à apresentação dos setores, do movimento estudantil. Para celebrar a chegada dos novos estudantes, a Editora da Ufal (Edufal) também sorteará livros para os participantes.