Banco de Sangue do HU comemora o dia mundial do doador de sangue

As ações se estendem durante todo o mês; Serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h
Por Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas
18/06/2018 13h18
Serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h

Serviço funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 12h

O Banco de Sangue do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) realizou, na última quinta-feira (14), ações alusivas ao Dia Mundial do Doador de Sangue. As ações se estendem durante todo o mês de junho.

O Banco de Sangue do HU recebe mensalmente cerca de 270 doações, que são responsáveis pela realização de 330 transfusões de sangue para pacientes em tratamento de vários tipos de câncer, como leucemia aguda, além de atender bebês da UTI e UCI neonatal.

Luciana de Andrade Pereira, coordenadora do Banco de Sangue, falou sobre a importância das doações para os pacientes.  “Diversos tratamentos realizados atualmente não seriam viáveis sem suporte transfusional adequado, para tratamentos quimioterápicos, radioterápicos, cirurgias de grande porte, além do tratamento de pacientes críticos e em situações de urgência. Não há substituto para o sangue humano, portanto, o tratamento destes pacientes depende da manutenção de estoques adequados nos serviços de hemoterapia, o que é possibilitado pelos doadores voluntários de sangue”, ressaltou.

A coordenadora destacou, ainda, os procedimentos realizados pelo serviço e que uma doação pode contemplar até quatro pessoas. “A unidade transfusional do HUPAA realiza, além da coleta de sangue total, a de hemocomponentes por aférese. Trata-se de coleta automatizada, em que os componentes do sangue podem ser obtidos separadamente. é utilizada principalmente para doação de plaquetas, com validade cinco dias, com alta demanda no hospital, em virtude da necessidade dos pacientes em tratamento quimioterápico, principalmente com diagnóstico de leucemia aguda, explicou.

A coleta de sangue por aférese possibilita a captação específica de componentes do sangue, como as plaquetas, o plasma, entre outros, e o procedimento é realizado por meio de equipamento automatizado, que seleciona de forma segura o material a ser coletado.    

“O banco de sangue do HU desempenha um papel social importante, como único local para doação de sangue da parte alta da cidade, facilitando o acesso dos doadores dos bairros próximos ao hospital. Desta forma, o serviço é fundamental no apoio à realização dos atendimentos e procedimentos de média e alta complexidade do HU aos pacientes do SUS", destacou.