Simpósio no Hospital Universitário debate cuidados paliativos em oncologia

Evento reuniu profissionais da rede assistencial de atenção a pacientes com câncer

24/05/2018 10h58 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Seminário de cuidados paliativos aconteceu na terça (22). Fotos: Ascom Sesau

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) recebeu na última terça-feira (22), o 2° Simpósio Multidisciplinar da rede de oncologia de Alagoas: um olhar para os cuidados paliativos. O evento teve como objetivo promover a qualificação profissional das equipes de saúde que atendem as pessoas com câncer e seus familiares, com temas voltados a organização da rede de oncologia em Alagoas.

A enfermeira Cristina Trezza abordou o cuidado paliativo como um atendimento diferenciado. “A partir da qualificação da equipe multidisciplinar, é possível a prevenção e alívio do sofrimento ocasionado por doenças crônicas”, defendeu.

“O conhecimento dos familiares sobre a evolução da doença é premissa importante do cuidado paliativo para não se subestimar a capacidade de enfrentamento desse indivíduo”, disse a psicóloga Renata Cavalcante.

Para a supervisora de condições específicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernanda Santos, o simpósio foi realizado na instituição pelo trabalho desenvolvido pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HU. “Como o principal centro de referência no SUS em Alagoas, o Hospital Universitário foi o palco ideal para a abordagem do tema”, explicou.

A programação do evento contou com mesas redondas mediadas por profissionais do HU, da Universidade Federal de Alagoas, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau).