Reitora se reúne com diretor do Difes para acertar liberação de recursos

Ainda em sua visita à Brasília, Valéria Correia defendeu a assistência estudantil junto à Andifes

22/05/2018 17h57 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Reitora, Valéria Correia, em reunião com diretor da Difes, Mauro Rebelo

Izadora Garcia – relações públicas

Em visita à Brasília na última quarta-feira (16), a reitora da Universidade Federal de alagoas, Valéria Correia, se reuniu com Mauro Rebelo, dirigente da Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes). Na ocasião, a liberação de repasses foi acertada.

Os recursos serão destinados para o início das obras da unidade Penedo e para continuidade a obra de Santana do Ipanema, que está em processo de finalização. Além disso, repasses para a 70º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência também foram sinalizados positivamente.

Ainda durante o período, a reitora realizou uma intervenção na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em defesa da assistência estudantil frente a diminuição dos recursos e falta de reajustes desde 2016.

Esse contingenciamento afeta diretamente ações de prevenção à evasão estudantil, como o Programa de Bolsa Permanência para alunos quilombolas, indígenas, em situação de vulnerabilidade social e de cursos integrais.

“Tivemos uma perda de 562 bolsas. No contexto nacional, foram muitas. Este edital deveria ter sido publicado em março. Então eu fui solicitar que empreendêssemos essa luta, isso foi solicitado ao Ministro”, finalizou Valéria Correia.