Projeto realizado na Ufal promove desenvolvimento do turismo em Penedo

PAC Cidades Históricas conta com a participação de três alunos e uma professora do Campus Arapiraca

30/05/2018 10h37
Penedo - Alagoas. Foto: Jade Katlen

Penedo - Alagoas. Foto: Jade Katlen

Thamires Ribeiro - estagiária de Jornalismo 

Difundir a cultura e promover o desenvolvimento do turismo em Penedo. Esse é o objetivo do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas (PAC-CH) e desenvolvimento do turismo em Penedo - AL. Coordenado pela professora Silvana Pirillo Ramos, o projeto que teve início em 2017, faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), e conta com os bolsistas Laisa Karine, do 3º período, e Anderson França e Waleska Rocha, do 7º período do curso de Turismo, da Unidade Penedo, do Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas. 

De acordo com o grupo, o PAC-CH é considerado o programa mais significativo de revitalização do país, ele atua em 44 cidades de 20 estados brasileiros. O projeto é um instrumento de planejamento integrado para a gestão do patrimônio cultural com enfoque territorial, caracterizando os possíveis entraves que possam inviabilizar o cumprimento de metas em uma concepção de patrimônio cultural como eixo estruturante das demais políticas públicas. 

Seus objetivos principais são promover a requalificação urbanística dos sítios históricos e estimular usos que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural; investir na infraestrutura urbana e social; recuperar monumentos e imóveis públicos; financiar a recuperação de imóveis privados; fomentar as cadeias produtivas locais e promover os patrimônios culturais e históricos das cidades em nível nacional e internacional, especialmente para incentivar o turismo. 

Ufal no Enatur 

O trabalho desenvolvido pelo grupo em Penedo foi selecionado para ser exposto no Encontro Nacional de Estudantes de Turismo (Enatur), que aconteceu este mês, no Rio de Janeiro. Porém, pela falta de verba dos estudantes, apenas a Laisa Karine conseguiu ir ao encontro. A estudante atribui à Ufal a oportunidade de poder ter contato com o mundo científico. Segundo ela, antes não tinha “apreço” pelos patrimônios públicos da cidade de Penedo e com o projeto, passou a “reconhecer e amar pertencer à cidade”. 

“Fui a única do estado de Alagoas e a única de Penedo, e foi maravilhoso compartilhar a experiência de troca de lugares. Poucos estudantes conhecem Penedo, e assim, pude compartilhar a história e a cultura que a cidade tem. Também foi um aprendizado conhecer a cultura carioca”, declarou a estudante. E concluiu: “Foi uma sensação imensa de gratidão, por completo, fiz minha primeira viajem sozinha, em um Estado distante e ainda minha primeira publicação de trabalho e apresentação”. 

O Enatur é um evento nacional voltado para a área de turismo, organizado numa parceria entre o Diretório Acadêmico de Turismo Thomas Cook (Datur), a Leve Consultoria e Gestão de Projetos, o Diretório Acadêmico de Hotelaria Luiz Octávio de Lima Carvalho (Dahot) e a Associação Atlética de Turismo e Hotelaria (AATHUFF). Este ano aconteceu entre os dias 16 e 19 de maio na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro.

De acordo com a organização, o objetivo foi proporcionar um ambiente para compartilhar e adquirir conhecimento e experiência, abordando o tema A importância e desafios do profissional de turismo na sociedade contemporânea.