Professoras da Ufal participam de debates da Semana do Assistente Social

Dia 15 de maio é dia do Assistente Social

15/05/2018 11h05 - Atualizado em 15/05/2018 às 17h47
Reitora da Ufal, Valéria Correia, e professora Andréa Pacheco, do Curso de Serviço Social, compuseram a mesa de abertura

Lenilda Luna - jornalista

Em comemoração ao dia do Assistente Social, o Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas está realizando a Semana do Assistente Social, com a participação de vários professores da Universidade Federal de Alagoas, com atividades no Centro de Convenções de Maceió e em mais dois municípios.

Nesta segunda-feira (14), foi realizada a mesa de abertura, com a participação da reitora da Ufal, Valéria Correia, que é assistente social. " Além de parabenizar por esse dia, é importante ressaltar o compromisso das e dos assistentes sociais neste contexto de retirada de direitos. Estamos nos deparando com recomendações do Banco Mundial e com a Emenda Constitucional 95 que significam retirada de investimento sociais. Diante disso, é necessário e resistir e defender direitos sociais", disse a reitora.

A conferência tem como tema  Nossa escolha é a resistência: somos classe trabalhadora, reafirmando o compromisso da categoria profissional de assistentes sociais com a qualidade do trabalho profissional e o em defesa dos direitos dos usuários do serviço social.

Na programação desta terça-feira (15), a professora do curso de Serviço Social da Ufal, Andrea Pacheco, participou do debate sobre os 25 anos do Código de Ética da profissão. Durante a tarde, as professoras da Ufal, Clarissa Maranhão e Mayra Queiroz, participam do debate sobre qualidade das atribuições e competências profissionais.

Andrea Pacheco destacou a situação sociopolítica dos usuários de políticas públicas. "Precisamos perceber que nossos usuários não são “sem nome”, não são só números. Eles estão socialmente sitiados numa classe social - a classe trabalhadora. Estão do lado de cá, o mesmo lado que nos encontramos enquanto Assistentes Sociais - somos nós que na divisão social e técnica do trabalho produzimos a riqueza do país e somos expropriados", declarou a professora.

No dia 17 de maio, haverá um seminário regional em Delmiro Gouveia, no miniauditório do Campus Sertão da Ufal, com a participação da professora da Ufal, Marinês Coral, e da mestranda em Serviço Social da Ufal, Kamilla Amorim, com o tema Em defesa dos direitos da população e do trabalho profissional com qualidade.

Mais informações aqui