Orquestra Sinfônica apresenta grandes clássicos da ópera mundial

Aberturas e Árias de Mozart, Bizet Puccini e Donizete serão interpretadas por seis solistas

23/05/2018 14h55 - Atualizado em 28/05/2018 às 09h07

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

Música, poesia e dramaticidade! Tudo isso vai estar no palco do Teatro Deodoro na grande noite de Aberturas e Árias de Ópera de Mozart, Bizet, Puccini e Donizete
com a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Alagoas. O concerto do Quinta Sinfônica será no feriado de 31 de maio, às 20h. A entrada é franca! É só chegar um pouco mais cedo e pegar seu ingresso na bilheteria.

O repertório do concerto será uma viagem histórica do desenvolvimento da ópera desde o Classicismo até o Romantismo. “Faremos as aberturas das óperas Don Giovanni, de Mozart, e Carmen, de Bizet, e a do Ballet As Criaturas de Prometheus, de Beethoven. Também faremos diversas árias de Mozart, Puccini, Donizete e Bizet”, disse Débora Borges, regente e professora do curso de Música licenciatura da Ufal.

Ao todo serão oito obras distintas, sendo seis óperas com a participação de seis cantores solistas: Davi Jonas, Joyce Rocha e Rafaella Lima, alunos do curso de graduação em Música da Universidade; a professora de canto da Escola Técnica de Artes da Ufal, Claudiana Melo; o integrante do Corufal, Luciano Peixoto; e a regente do Corufal, professora Maria das Vitórias.

Débora Borges explica que há um ano, a Orquestra iniciou um processo de reestruturação e a inserção das aberturas de óperas no repertório busca o aprimoramento sonoro da Osufal além de integrar outros núcleos de trabalho como o curso de graduação em Música, o Corufal e a Escola Técnica de Artes. “Ao iniciar o trabalho com a orquestra foi perceptível que não somente a questão quantitativa deveria ser vista, mas também a qualitativa. Todo o repertório escolhido para os concertos tem o intuito de trabalhar a formação continuada dos instrumentistas. Começamos com aberturas, mas quem sabe futuramente não conseguiremos realizar uma ópera na íntegra”.

Quinta Sinfônica

O Quinta Sinfônica é realizado pela Ufal, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas (Secult/AL) e a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), e oferece concertos gratuitos para a comunidade, sempre na última quinta-feira do mês. Desde 2011, como um projeto de extensão da Ufal, mantém uma pauta permanente no Teatro Deodoro e, nos últimos anos, vem conseguindo apresentar um repertório de músicas eruditas e regionais e formar público para concerto.

Até o final deste ano, serão mais quatro concertos no Teatro Deodoro: 26 de julho, 30 de agosto, 18 de outubro e 20 de dezembro.

O quê: Quinta Sinfônica -  concerto da Orquestra Sinfônica da Ufal
Quando: 31 de maio