Matrizes de distribuição de recursos são divulgadas pela gestão da Ufal

Recursos envolvem concessão de diárias e passagens, materiais de consumo e recarga de toners

08/05/2018 16h50 - Atualizado em 09/05/2018 às 09h56

Izadora García – relações públicas

A gestão da Universidade Federal de Alagoas informa que já é possível consultar as matrizes de distribuição de recursos para o ano corrente. Técnicos, docentes e discentes podem fazer a verificação dos recursos descentralizados por unidade acadêmica, checando a porcentagem de participação e o valor autorizado em reais. A divulgação das matrizes, disponibilizada em área específica do site, é uma forma de garantir transparência na gestão de recursos, respondendo aos anseios sociais por responsabilidade financeira no setor público.

“Temos avançado no processo da transparência da universidade. A comunidade que tem acompanhado de perto nossas ações sabe que temos implementado mecanismos e instrumentos de melhor controle social. O estabelecimento de matrizes com critérios públicos e isonômicos é um desses mecanismos. A publicação do que tem sido feito também faz parte de nossa política de transparência. A universidade está a serviço do povo alagoano e nós temos obrigação de prestar contas à comunidade”, enfatizou a reitora, Valéria Correia.

A gestão da Ufal tem, desde 2016, garantido formas de dar transparência às ações realizadas. As audiências públicas, a carta de serviços, o Ufal em Números e a divulgação do banco de professores equivalentes foram formas encontradas de informar à comunidade acadêmica sobre como a universidade é gerida.

Alterações nas matrizes orçamentárias beneficiarão os Campi fora de sede

Buscando otimizar os procedimentos acadêmicos e administrativos, a gestão da Ufal decidiu desconsiderar o estabelecimento de matrizes orçamentárias para os campi fora de sede, uma vez que os valores foram considerados insuficientes. Agora, os campi terão os recursos de diárias e passagens descentralizados, por meio de análise prévia, da mesma forma que acontece com as demandas administrativas do campus A.C. Simões.

Até o momento, já foram liberados cerca de R$ 20 mil em diárias e passagens para Campus Arapiraca, dos quais foram executados R$ 9.273,55 (46%).  O mesmo valor foi liberado para o Campus do Sertão com a execução de R$ 8.991,28 (45%). Mais valores serão liberados ao longo do ano.

Além disso, os recursos de manutenção predial também foram descentralizados. Até o momento, cerca de R$ 1,5 milhão foi destinado ao Campus Arapiraca e aproximadamente R$ 500 mil para Campus do Sertão.  Serviços de pintura e iluminação, por exemplo, são de responsabilidade direta da direção dos campi, por meio da contratação de empresas específicas.

“Outro fator importante da nossa política de valorização dos campi do interior foi a adoção do critério de demandas por meio de processos administrativos para descentralização das diárias e passagens. Isso porque consideramos que os campi fora de sede não são unidades acadêmicas, mas administrativas, e, por isso, exigem um volume maior de diárias e passagens. Além disso, recentemente divulgamos aos servidores sobre a possibilidade de solicitar diárias e passagens à Progep para eventos de capacitação. Essas iniciativas são fundamentais para que possamos servir, com cada vez mais qualidade, ao nosso público”, finalizou Valéria.