HU conquista reabilitação do Ministério da Saúde para transplante de córnea

Nova autorização foi concedida até 2022; Procedimento já está sendo realizado

08/05/2018 09h51 - Atualizado em 09/05/2018 às 10h48
Em nove anos,195 transplantes de córnea foram realizados pelo Hospital Universitário

Em nove anos,195 transplantes de córnea foram realizados pelo Hospital Universitário

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas

O Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA/Ufal) conquistou, em março deste ano, a reabilitação para realizar transplante de córneas. A nova autorização do Ministério da Saúde é válida até 2022 e contempla a retirada e o transplante de córneas. O procedimento já está sendo realizado pelo setor de oftalmologia do hospital.

O processo para a reabilitação pelo Ministério da Saúde, viabilizado pelo setor de Regulação e Avaliação em Saúde (Same), considerou aspectos de infraestrutura, como equipamentos do centro cirúrgico, equipe especializada de profissionais, além da existência de responsável técnico e laudos expedidos pelas Vigilâncias Sanitárias municipal e estadual.

De acordo com Maria Betânia Fernandes, do setor de Regulação e Avaliação em Saúde, a oftalmologia é o setor que mais produz em termos de consultas médicas. “Temos procedimentos e especialistas, exames e cirurgias que só o HU em Alagoas realiza pelo SUS. Então, não trata de pacientes com casos simples, que fazem consultas simples para a aquisição de óculos. Os pacientes que atendemos são portadores de doenças graves e com especificidades a serem atendidas”, pontuou.

De 2009 a abril de 2018, 195 transplantes de córnea foram realizados pelo Hospital Universitário. O setor de oftalmologia realiza, ainda, cirurgias de glaucoma, pterígio, catarata, além de contar com ambulatórios clínicos de retina e estrabismo.

A oftalmologista Andréa Cavalcante, que é a responsável pela realização dos transplantes, apontou para o serviço de referência realizado pelo hospital. “A maioria dos pacientes da lista de transplantes é da nossa equipe. Como o serviço é de referência, então muitos oftalmologistas encaminham os pacientes para o HU”, disse.

Para a superintendente Regina Maria dos Santos, o procedimento beneficia acadêmicos e os pacientes do serviço público de saúde. “Compreendemos que é um avanço retomar a habilitação para realização de transplantes de córnea. Considerando que somos um hospital de ensino, temos uma residência em oftalmologia e isso impacta no aprendizado dos residentes e na diminuição da fila dos pacientes que aguardam a cirurgia”, frisou.  

Banco de Olhos do HU

Inaugurado em 2003, o Banco de Olhos do Hospital Universitário é o único de Alagoas e fornece córnea para todos os médicos transplantadores do Estado, autorizados para realizar o procedimento. O banco realiza os procedimentos de retirada das córneas do doador, a preparação do órgão até a liberação do transplante, que é regulada pela Central de Transplantes de Alagoas.