Gestão comemora sucesso de fóruns de graduação para definição de novas políticas acadêmicas no interior
16/05/2018 14h47 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
João Paulo Rocha - estagiário de relações públicas
A gestão da Ufal, por meio da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), comemora a conclusão do ciclo de discussões para definição das novas políticas acadêmicas nos Campi Arapiraca e Sertão. As ações ocorreram dentro da política de valorização e maior articulação com os campi fora de sede, diretores, Colégio de Pró-reitores de Graduação (Cograd) e coordenadores dos cursos, em vigor desde 2016.
“A relação com os campi do interior e a sua valorização, compreendendo as suas particularidades e diversidade, têm sido uma diretriz prioritária da gestão. É nesse sentido que apoiamos e levamos ao Consuni várias demandas, como a entrada única no campus do Sertão, que só em 2016 foi contemplada. Além disso, levantamos discussão sobre o curso de Medicina Veterinária, fazendo a escuta e encaminhado suas pautas, sobre a unidade penedo com recursos garantidos, sobre a reforma do prédio da unidade de Palmeira. Para isso, o papel de articulação e promoção da participação dos servidores dos demais campi tem sido fundamental” enfatizou a reitora, Valéria Correia.
Até 2017, foram promovidos 35 encontros, nos quais professores, coordenadores e diretores de unidades acadêmica se mobilizaram para as discussões e definição nas mudanças acadêmicas no interior, assim, realizando a democracia no âmbito institucional da Ufal.
Dentre uma das definições das políticas acadêmicas, se destaca a apresentação do calendário final para submissão dos novos projetos pedagógicos, pois neste ano, tanto as formações de licenciaturas quanto as de bacharelados do interior terão novas matrizes curriculares. Com a extinção dos troncos, o que permite que os cursos trabalhem através de uma expectativa mais independente e prática, eles terão flexibilidade para o desenvolvimento das atividades. “Agora os campi do interior contarão com projetos identitários e sem uma estrutura curricular engessada, que era perspectiva do tronco que não dava flexibilidade para o desenvolvimento de atividades pedagógicas dos cursos”, comemora a Pró-reitora Sandra Regina.
Com base nestas mudanças, os coordenadores de curso, os colegiados e o Núcleo Docente Estruturante (NDE), já estão submetendo novos projetos de propostas pedagógicas que darão ênfase a essa nova identidade de curso, aproveitando as disciplinas existentes e os professores que já são ligados à universidade, potencializando suas competências técnicas e acadêmicas, contribuindo uma melhor qualidade dos cursos de graduação.