Curso de Enfermagem realiza 4ª Jornada Científica na Ufal

11/05/2018 09h34 - Atualizado em 14/05/2018 às 14h54
Arte de divulgação

Thamires Ribeiro – estagiária de Jornalismo

Abordando o tema A centralidade da enfermagem nas dimensões do cuidar, acontecerá nos próximos dias 16 e 17 de maio a 4ª Jornada Científica de Enfermagem na Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar) do Campus A. C. Simões da Ufal. O objetivo é reunir estudantes e profissionais da área da saúde para discutir e promover o aperfeiçoamento da assistência e dos cuidados com os usuários dos serviços de saúde.

A programação, que vai das 8h30 às 17h, contará com palestras, conferências, minicursos, mesas-redondas, apresentação de trabalhos e mostras culturais. Dentre as temáticas discutidas nas atividades serão abordados os cuidados para a manutenção da vida, gênero, população de rua e sexualidade, os métodos não farmacológicos para o alívio da dor no trabalho de parto, a judicialização da saúde, o cuidado aos idosos, as boas práticas e o manejo da dor oncológica.

Durante o evento acontecerá ainda o 1º Encontro de Saúde Mental: fortalecendo a luta antimanicomial, coordenado pelas professoras Verônica Alves, Yanna Nascimento, Jorgina Sales e Maria Cícera Albuquerque. Na ocasião, serão ministradas oficina, minicurso, exposição de fotografias, debate e roda de conversa. Na quarta-feira (16) a programação acontece das 8h às 12h e na quinta-feira (17), das 8h às 16h.

Confira as programações completas em anexo.