Comunidade universitária está convidada para evento de encerramento do PET GraduaSus

Evento tem como objetivo discutir ações realizadas nos dois anos do programa

18/05/2018 01h09 - Atualizado em 18/05/2018 às 18h43
Toda equipe do PET reunida

João Paulo Rocha - Estagiário de Relações Públicas

Em ação desde 2016, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET -Saúde/GraduaSus) está finalizando seu ciclo de atividades e, para marcar a ocasião, a equipe responsável pelo projeto no Campus A. C. Simões convida a comunidade acadêmica para participar da cerimônia de encerramento. O evento ocorrerá nesta sexta-feira (18), às 8h30, no auditório do Centro de Interesses Comunitários (CIC), com o tema Tecendo Redes na formação e cuidado à Saúde no SUS. Seu objetivo é debater a continuidade das ações realizadas ao longo destes dois anos pelo programa.

O Programa, estrutura e desafios

Resultante de um edital lançado pelo Ministério da Saúde em 2015, o PET-Saúde/GraduaSus tinha como objetivo incentivar mudanças nos cursos de ensino superior na área da saúde com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Suas intervenções foram voltadas para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Dentre as atividades realizadas pelo GraduaSus ao longo dos dois anos, ganham destaque o levantamento de estudos e dos cenários de prática e a atuação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), auxiliando para fomentar as atividades inerentes aos cursos.

Para que a integração com o serviço de Saúde pudesse ser mais autêntica, a estrutura do PET se dava a partir de uma coordenação institucional ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde a elaboração e submissão do projeto ao Ministério da Saúde, bem como durante o desenvolvimento das ações do programa pela Ufal até fevereiro de 2018, a Psicóloga Emilene Donato esteve à frente do programa, articulando com excelência as ações entre os diferentes grupos Pet e entre a SMS e a Ufal. Desde então, a nutricionista Adriana Paffer passou a coordenar as ações do programa.

No Campus A. C. Simões, as atuações têm envolvimento de seis cursos, sendo eles Nutrição, Enfermagem, Serviço Social, Medicina, Psicologia e Farmácia. Estes vêm desenvolvendo atividades com base no tripé ensino, pesquisa e extensão. Além da coordenação e dos estudantes, o programa contava com tutores e  preceptores, que atuavam nas redes de ensino nas diversas áreas da saúde e tinham como uma de suas atribuições, no âmbito do serviço, a formação de novos profissionais. Toda esta estrutura de trabalho buscou garantir o desenvolvimento das ações, primando pela integralidade, horizontalidade das relações, participação coletiva nas decisões e integração dos participantes.

O Fórum da Saúde e propostas curriculares dos cursos: ações consequentes do PET GraduaSus

Apesar da conclusão das atividades, o PET GraduaSus resultou em grandes ações de sustentabilidade, como o Fórum da Saúde, espaço coordenado pela Prograd e articulado para discutir demandas do campo da formação da saúde, atividades práticas e de estágio, processo de aprendizagem e formação, realizando uma integração entre os cursos e  ensino-serviço-comunidade. Além disso, o trabalho realizado pelos Grupos de Trabalhos (GTs) interdisciplinares criados, deixam um legado para os cursos repensarem suas propostas curriculares, bem como o mapeamento dos cenários de práticas, fortalecendo a relação ensino e serviço.