Circuito Penedo de Cinema marca presença em festival de Pernambuco

02/05/2018 09h24 - Atualizado em 03/05/2018 às 12h39
Equipe de produção do Circuito Penedo de Cinema no Curta Taquary

Natália Oliveira - jornalista colaboradora

A quase sete meses do início do maior evento de cinema de Alagoas, a equipe de produção do Circuito Penedo de Cinema já começa a trabalhar na construção da edição deste ano. Entre 16 e 21 de abril, todos os produtores estiveram presentes no 11º Curta Taquary - Festival Internacional de Curta-metragem realizado na cidade de Taquaritinga do Norte, agreste de Pernambuco.

A participação teve um objetivo principal trazer ideias para a programação do evento de 2018, que deve ser realizado na última semana de novembro. De acordo com o coordenador do Circuito e professor da Universidade Federal de Alagoas, Sérgio Onofre, toda a equipe acompanhou a programação com olhar criterioso, para avaliar pontos que podem ser incorporados ao evento alagoano.

“Todos [os produtores] puderam ver e refletir conjuntamente. É difícil levar toda a equipe, mas conseguimos isso pela primeira vez. Tivemos a oportunidade de fazer uma reunião durante uma brecha na programação do festival, então, foi mais um momento rico para a produção”, explicou Onofre, que ainda participou do Curta Taquary como júri das mostras Universitária e Primeiros Passos.

Para Samy Dantas, produtor cultural da Universidade e do Circuito Penedo de Cinema, a equipe chegou ao Curta Taquary para também representar Alagoas, Penedo e a Ufal. A instituição é uma das realizadoras do Circuito e foi nela onde todos os produtores do evento se formaram.

Além da presença da equipe de produção, o Circuito foi apresentado e representado pelo curta-metragem O Rastro. O filme, produzido na Oficina de Vídeo Ambiental da última edição, foi selecionado para a mostra Dália da Serra.  “É bacana vermos esse produto percorrendo um caminho além do Circuito e ver que contribuímos um pouquinho para que uma ideia saísse do papel, de uma sala de oficina e que ganhasse projeção. Virou um produto e uma vitrine do Circuito para ser divulgado em outros festivais”, destacou Samy Dantas.