Projeto Down um Sorriso iniciará suas atividades na próxima semana


21/04/2018 01h18 - Atualizado em 21/04/2018 às 01h19
A palestra ocorrerá às 9h, na sala Ângela Sampaio

A palestra ocorrerá às 9h, na sala Ângela Sampaio

Izadora García – relações públicas

O projeto de extensão Down Um Sorriso iniciará suas atividades na próxima segunda-feira (23) com uma aula inaugural. Na ocasião, Carlos Guilherme Gaelzer Porciuncula, médico e coordenador do projeto Um Olhar Especial, palestrará sobre a história da Síndrome de Down em Alagoas. O evento ocorrerá a partir das 9h da manhã, no bloco de odontologia.

O Down Um Sorriso, coordenado pela professora Patrícia Nascimento da Faculdade de Odontologia da Ufal, é um desdobramento de duas ações homônimas ocorridas no ano anterior. Consolidado com um atividade de extensão financiada pelo Programa Círculos Comunitários de Atividades Extensionistas (ProCCAExt), o projeto busca levantar o perfil epidemiológico das doenças bucais nos pacientes com a síndrome, além de orientar sobre prevenção, alimentação saudável e técnicas de higiene oral.  As atividades multidisciplinares contemplarão os cursos de odontologia, medicina, nutrição e fonoaudiologia.

“O estado de Alagoas ainda apresenta carência no atendimento odontológico de pessoas com deficiência. Além disso, também são insuficientes as informações sobre as reais necessidades odontológicas das crianças com Síndrome de Down, o que dificulta, inclusive, a proposição de políticas e metas para ampliar e aprimorar a rede de atendimento a essas pessoas”, avalia Patrícia.