Posse de diretores de unidades acadêmicas é marcada pela defesa da paridade

Solenidade aconteceu nesta segunda-feira (2) no auditório da Reitoria

03/04/2018 11h58 - Atualizado em 04/04/2018 às 13h46
Diretores e vice-diretores da Ufal empossados nesta segunda-feira. Foto: Manuel Henrique

Lenilda Luna -  jornalista

A posse dos novos diretores e vice-diretores das 23 unidades acadêmicas e do Campus Arapiraca aconteceu na tarde desta segunda-feira (2), no auditório da Reitoria do Campus A. C. Simões, numa solenidade bastante concorrida, com representantes da comunidade universitária e a presença de parentes dos empossados.

As intervenções dos representantes dos segmentos universitários que compuseram a mesa destacaram a importância da paridade no processo eleitoral, que foi pela primeira vez aplicada em todas as unidades acadêmicas, por decisão do Conselho Universitário. Desta forma, os estudantes e técnicos tiveram o mesmo peso eleitoral que os docentes.

Em seu discurso, o vice-reitor José Vieira destacou a importância de garantir a representatividade dos campi do interior no Conselho Universitário. “A Universidade viveu um processo de expansão a partir de 2006, mas nem o Campus Arapiraca nem o Campus do Sertão têm ainda assento no Consuni. Estamos reformulando o Estatuto da Ufal para incluir a representação dos campi fora de sede no Conselho Universitário”, ressaltou Vieira.

A reitora Valéria Correia parabenizou aos diretores que foram indicados pelo voto direto e paritário da comunidade universitária e reforçou a necessidade de lutar em defesa da universidade pública. “Estamos vivendo momentos difíceis de cortes orçamentários e de limitações da autonomia universitária. Mesmo nessa conjuntura complicada, nós vimos a comunidade da Ufal trabalhar junta para garantir o conceito 4 no processo de recredenciamento. Essa foi uma grande conquista de todos e todas que fazem parte da Ufal e vamos continuar trabalhando pela autonomia, democracia e qualidade nesta Universidade”, finalizou a reitora.

Confira a relação dos diretores e vices empossados:

- Eliane Cavalcanti e Arnaldo Tenório, diretora administrativa e diretor acadêmico do Campus Arapiraca;

- Gaus Silvestre e Rosa Lira, diretor e vice-diretora do Centro de Ciências Agrárias (Ceca)

- Jorge Eduardo e Conceição Valença, diretor e vice-diretora do Centro de Educação (Cedu)

- Alexandre Marques e Vladimir Caramori, diretor e vice-diretor do Centro de Tecnologia (Ctec)

- Irinaldo Diniz e Eveline Lucena, diretor e vice-diretora da Escola de Enfermagem e Farmácia (Esenfar)