Dia do livro é marcado com ações de humanização no HU

Programação contou com visita aos setores de oncologia e pediatria, doação de livros e gibis infantis

20/04/2018 12h31 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Projetos proporcionam momentos de descontração para atenuar o sofrimento

Klebson Candido - estagiário de Relações Públicas

Os Projetos Acolher e Território Encantado de Crianças e Adolescentes (Teca) realizaram na manhã da última quarta-feira (18), ações de humanização nos setores de oncologia, pediatria e na brinquedoteca do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA). A programação contou com a participação de estudantes e educadores do Colégio SEB COC e levou música, contação de histórias e doação de livros e gibis infantis aos pacientes da pediatria do hospital.

O evento buscou promover a interação entre estudantes, educadores e os pacientes atendidos pelo HU, socializar a rotina e os processos médicos para o tratamento de câncer e outras doenças, além de destacar o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado no dia 18 de abril.

A enfermeira Renata Cavalcante pontuou a importância das ações para os pacientes e familiares que fazem o acompanhamento durante a internação. “Os setores de oncologia e pediatria que assistem pacientes com o sofrimento intenso e além do processo de adoecimento, temos as questões sociais e psíquicas, que mobilizam esses pacientes e as famílias. Então, essa é uma forma de proporcionar um momento de maior descontração e atenuar o sofrimento”, afirmou.

Segundo a terapeuta ocupacional Sara Lins de Barros, a humanização possibilita avanços cognitivos e motores e aproxima a rotina hospitalar ao espaço escolar. “A valorização do brincar e de atividades artísticas remetem a criança à escola e às suas atividades cotidianas. Às vezes deixam de realizar essas atividades diárias por conta da internação e isso tem impacto no desenvolvimento cognitivo e motor. Então, essas ações de humanização que estimulam a arte e a cultura favorecem a autonomia e o desenvolvimento global, que considera aspectos biológicos, sociais e emocionais da criança”, disse.

Os projetos

O projeto Acolher desenvolve ações de acolhimento humanizado no atendimento aos usuários dos serviços de saúde no HU. Já o projeto de extensão Território Encantado de Crianças e Adolescentes (Teca) conta com atividades de um grupo multidisciplinar composto por profissionais do HU e estudantes dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Terapia Ocupacional e Odontologia da Ufal e Uncisal, que atuam na prevenção, promoção e cuidado em saúde a partir de uma visão integrada e biopsicossocial.