Consuni amplia o Grupo de Trabalho sobre Segurança

A reitora Valéria Correia informou sobre as medidas nesse setor

13/04/2018 10h12 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
GT Segurança já se articula em reuniões para medidas imediatas

GT Segurança já se articula em reuniões para medidas imediatas

Lenilda Luna - jornalista 

Foram aprovados, na sessão ordinária do Conselho Universitário (Consuni), da última segunda-feira (9), mais nomes para compor o Grupo de Trabalho sobre Segurança, representando os segmentos dos docentes, técnico-administrativos e estudantes. O GT Segurança tem a missão de avaliar as propostas e encaminhamentos para melhorar a segurança no Campus A.C Simões diante de algumas ocorrências de furtos e assaltos registradas nas dependências da Universidade. 

Antes da indicação dos nomes, a reitora Valéria Correia fez uma exposição das medidas que estão sendo tomadas para os novos diretores das Unidades Acadêmicas, empossados no início do mês e que agora compõem o Consuni. “Nessa gestão, reforçamos a Divisão de Segurança, destacando quatro servidores para esse setor. Vamos aumentar em 35% o efetivo de segurança interna, com postos fixos e vigilância motorizada. Também estamos implantando um sistema novo de câmeras de segurança, com maior eficiência e visibilidade, que deve estar pronto nos próximos 15 dias”, informou a reitora. 

Outra medida, é reorganizar o funcionamento de algumas turmas noturnas. “Estamos fazendo um levantamento, com a Pró-reitoria de Graduação, de alguns cursos de Extensão e de Graduação que funcionam de forma isolada, nas Unidades. Queremos consultá-los sobre a possibilidade de concentrar essas aulas em alguns prédios, para garantir uma maior segurança. Com o auxílio dos diretores das Unidades e dos coordenadores de cursos, vamos organizar melhor essa questão”, ressaltou a reitora. 

Valéria Correia relatou, ainda, os resultados da reunião com secretarias municipais. “A Sima já iniciou a parte de manutenção das lâmpadas. A Infraestrutura da prefeitura também vai iniciar as obras de recuperação do muro da Ufal e a construção de mais uma guarita para quem acessa o campus pelos fundos. Faz parte da contrapartida da cessão de dois terrenos da Ufal para o município, onde foi construída a Vila Olímpica e outro onde está sendo construído o Hospital materno-infantil”, explicou a reitora

O GT Segurança já realizou a primeira reunião com a composição ampliada nesta quarta-feira (11), na sala dos Conselhos Superiores. Os novos integrantes, aprovados pelo Consuni são: professor Julio Cesar Gaudêncio da Silva, representando o segmento docente; a jornalista Lenilda Luna, representando os técnicos, e o estudante Lucas Cavalcante Ribeiro, representando os discentes da Universidade. Os suplentes são: Jefferson de Souza Bernardes, Risonilda Costa da Silva e Rikartiany Cardoso Teles.