Ufal debate: O que as águas dizem sobre nós?

Documentário 'Detox SP' será exibido para promover discussão em alusão ao Dia Mundial da Água

12/03/2018 13h32 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h24
Arte de divulgação

Ascom Ufal

O documentário Detox SP - um novo olhar sobre a nossa relação com as águas será exibido no auditório da Reitoria, no próximo dia 26. A Pró-reitoria de Extensão, por meio do programa de eventos Ufal Debate Grandes Temas (UDGT)promove a atividade em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março.

A descrição do filme de Felipe Kurc e Rodolfo Amaral atenta para o que as águas e os rios dizem sobre as pessoas e sugere uma mudança no que diz respeito ao trato com este recurso da natureza. O debate na Ufal, após a exibição do documentário, terá como facilitador o professor Gabriel Louis Le Campion, do Instituto de Ciências Biológicas ( ICBS).

“Enaltecemos mais uma vez as águas, não apenas como recurso, mas como elemento fundamental à biosfera, essencial à vida e, desta vez, através da exibição do documentário pretendemos viabilizar uma conscientização de caráter espiritualista, exotérica, de respeito, de cuidado, de sentimento, que nos conduza à sustentabilidade nesse relacionamento”, destacou o coordenador de Ações Ambientais da Proex, Ulysses Cortez.

Os interessados em participar devem fazer sua inscrição no local do evento. Já para receber o certificado é preciso estar cadastrado no modulo extensão do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa)

Sobre a data

A criação de um dia internacional dedicado à água foi recomendada na conferência das nações unidas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento, celebrada em 1992, conhecida como eco-92. Naquele ano, uma assembleia geral da ONU, através de resolução declarou o dia 22 de março como o Dia Mundial da Água.

“No entanto, apesar dos esforços e resultados positivos obtidos até agora, a organização das nações unidas estima que ainda hoje cerca de 750 milhões de pessoas não têm acesso à água potável e mais de 2,5 bilhões não dispõem de saneamento básico”, ressaltou Cortez.

Neste ano, o 25º de celebração da data, o tema escolhido pelas Nações Unidas para é 2018, Soluções Naturais para a Água.