Sala de Cuidados oferece duas novas terapias gratuitas para comunidade

Ações têm como objetivo promover relaxamento, alívio do estresse e autoconhecimento

14/03/2018 08h00 - Atualizado em 15/03/2018 às 13h43
Sala de cuidados realizou mais de três mil atendimentos em 2017. Foto: Renner Boldrino

Letícia Sant’Ana - estagiária de Jornalismo

A Sala de Cuidados Professor Antônio Piranema oferta terapias integrativas abertas ao público e esse ano está oferecendo duas novas práticas à comunidade: a Naturopatia e o Chi Kung. As ações desenvolvidas pelo Núcleo de Saúde Pública (Nusp) tem como objetivo facilitar o tratamento alternativo, buscando o relaxamento, alívio do estresse e o autoconhecimento.

Chi (Qi) é o sopro vital, a energia que anima todo o universo. Kung (Gong) é o trabalho sistemático que permite a circulação e o cultivo desta energia para promover a saúde. Os exercícios podem ser realizados em pouco tempo, sendo excelente para as pessoas que sofrem pressão constante, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível. A prática é muito simples e, ao mesmo tempo, muito vigorosa e eficaz.

A Professora Ana Rosa Almeida Alves, colaboradora da Sala, tem certificação para Instrutora na Série Fundamental para Energia e Saúde avaliada em curso realizado na Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental (São Paulo), com formação orientada pelas mestras Angela Socci e Paula Faro, certificadas na China pela Família Yang.

A Naturopatia é a cura através de métodos naturais, seja através da alimentação, da fitoterapia, da geoterapia (cura com argila), pelos florais, auriculoterapia, massoterapia, dentre outros métodos. É um sistema holístico: encontra -se a causa da doença pela compreensão do corpo, mente e espírito do cliente. A Naturopatia foi regulamentada pela Portaria do Ministério da Saúde nº. 849/2017 e incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Resultados

De acordo com a professora Edna Bezerra, coordenadora adjunta do projeto, só no ano passado foram mais de três mil atendimentos realizados pelo Nusp, ofertados à comunidade acadêmica e população geral. Os números são de atendimentos tanto na Sala de Cuidados na Ufal, quanto em espaços fora da Universidade, como a tenda de Educação Popular em Saúde, montada na 8ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que deu assistência a 162 pessoas.

Entre março e maio de 2017, a Sala atendeu 70 usuários e 15 funcionários do Centro de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (Cacon/HUPAA).

A Sala de Cuidados Professor Antônio Piranema, localizada no primeiro andar do Antigo Csau, realiza atividades de segunda a sexta-feira. Confira a programação semanal.