Proex oferece 80 vagas para bolsistas do Proinart

Inscrições de propostas podem ser feitas até dia 6 de abril pelo Sigaa

20/03/2018 17h28 - Atualizado em 23/03/2018 às 10h19

Simoneide Araújo - jornalista colaboradora

A Coordenação de Assuntos Culturais (CAC) da Pró-reitoria de Extensão está com inscrições abertas, até dia 6 de abril, para a seleção de projetos para o Programa de Iniciação Artística (Proinart). Serão oferecidas 80 bolsas, no valor de R$ 400,00 cada, para atividades desenvolvidas nas áreas de pesquisa, criação, produção e difusão de produtos artísticos em Música, Artes Cênicas, Literatura, Audiovisual e Artes Visuais.

As propostas devem ser cadastradas no sistema acadêmico, Sigaa, da Universidade Federal de Alagoas. Ao se inscrever, o coordenador deve indicar o número de bolsas pretendido, mas a cessão ocorrerá de acordo com o número de projetos inscritos. Os contemplados pelo Edital nº 5 terão prazo de 18 meses para serem executados, baseados em diretrizes como indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa; impacto na formação do estudante; interdisciplinaridade, interinstitucionalidade, entre várias outras.

Com esse edital, a Proex pretende ampliar a relação da Ufal com a sociedade. O objetivo é promover ações voltadas à inclusão de grupos sociais, ao desenvolvimento de meios e processos de produção, à inovação e transferência mútua de conhecimentos e à ampliação de oportunidades educacionais para a formação e qualificação dos estudantes e da comunidade envolvida no projeto.

De acordo com o cronograma, o resultado da seleção dos projetos está previsto para o dia 20 de abril e a confirmação do cadastro dos bolsistas deve ser feita até o dia 24. As atividades terão início no dia 1º de maio. A vigência do edital é até 30 de dezembro de 2019.