Paespe prepara estudantes para a vida acadêmica da Ufal

Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado promove aprovação de mais 12 estudantes para o semestre letivo de 2018.1

02/03/2018 11h07 - Atualizado em 22/11/2021 às 09h05
Aulas acontecem no Centro de Tecnologia (Ctec)

Aulas acontecem no Centro de Tecnologia (Ctec)

Cairo Martins - estagiário de Jornalismo 

A Universidade Federal de Alagoas é uma imensa porta para abrangência de conhecimento e conquistas pessoais e profissionais. O comprometimento com o desenvolvimento da comunidade alagoana é patente. A demonstração disso se dá com o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe) que aprovou 12 alunos do projeto na 1ª chamada do Sisu 2018. 

Geiza Correia estudou em escola pública, participou do Paespe em 2005 e na Ufal se formou em Engenharia Civil. Atualmente é coordenadora adjunta do programa e relata: “Graças à bagagem de conhecimento adquirida como estudante do Programa fiz um curso técnico em edificações no Ifal e me formei em Engenharia Civil na Ufal”. 

O programa prepara os alunos para a jornada acadêmica tendo em vista as dificuldades que os estudantes enfrentam em algumas escolas de ensino público. “Ser oriunda da rede pública de ensino e ter sido aluna do Paespe me possibilita uma melhor compreensão da realidade dos alunos que recebemos no programa. Vivenciei as dificuldades, a deficiência do ensino público. Assim como eu, esses estudantes precisam lidar com competitividade, garantindo sua vaga em uma Instituição de ensino superior, concorrendo com pessoas que receberam um ensino de qualidade e dispunham de boa infraestrutura em suas escolas”, destacou a coordenadora adjunta. 

Suellen da Silva Souza, aprovada no curso de Direito da Ufal, conta como o Paespe foi decisivo para a sua aprovação. “Foi importante porque me proporcionou estudar assuntos que nunca haviam sido abordados na escola ou que não foram bem abordados. Posso dizer que o Paespe me deu base para o Enem, principalmente na área de exatas, além de poder contar com palestras motivacionais, atividades multidisciplinares, debates nas aulas de redação, que também foram importantes”, relatou a estudante. 

A dedicação conduziu Suellen a conquistar sua vaga em um dos cursos mais concorridos da Universidade. “Deixei o divertimento e lazer em segundo plano, eu estava muito focada em conquistar uma vaga, mas hoje percebo que valeu a pena”, frisou a estudante da Ufal. 

Para William Gabriel Gomes, a experiência não foi diferente. Ele que conquistou aprovação no curso de Ciências da Computação externa sua gratidão e declara sua surpresa com o projeto. “Devo principalmente minha aprovação ao Paespe, devido a todo o conhecimento nele obtido. Minha experiência foi excelente, quando me inscrevi no processo de seleção para me tornar aluno, não imaginava que o programa iria me ajudar tanto. Diferente da escola onde eu estudava, nunca faltavam professores e transmitiam todo o auxílio necessário para a compreensão”, aponta o graduando. 

Sarah Silva Souza é exemplo de que quando há empenho, há reconhecimento. Após participação no programa, a estudante melhorou seu desempenho na escola onde estudava, o que resultou em indicação para os melhores alunos de Alagoas. “O Paespe me proporcionou uma visão mais ampla do mundo, me ajudou a nunca desistir e ser resiliente. Além disso, supriu a maioria das minhas dificuldades na escola, minhas notas começaram a subir e fui indicada para concorrer entre os melhores alunos do Estado”, alega a estudante aprovada no curso de Serviço Social da Ufal. E finaliza: “O Paespe só me proporcionou conquistas e coisas boas”. 

O Projeto 

O Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe), realiza diversas atividades para aproximar os alunos à realidade na Universidade Federal de Alagoas. 

As principais atividades desenvolvidas são o Paespe, o Paespe Júnior e o curso de Informática para jovens e adultos. O Paespe oferece conteúdos de todas as disciplinas avaliadas pelo Enem, é destinado a alunos da 3ª série do ensino médio, com aulas realizadas de segunda à sábado, e o Paespe Júnior tem como público alvo estudantes da 1ª à 2ª série do ensino médio com as disciplinas básicas de português e matemática, ocorrendo dois dias na semana. Além das aulas do Paespe e Paespe Júnior, os alunos participam de atividades multidisciplinares, como: palestras, oficinas, tutorias e visitas técnicas. O curso de Informática é ofertado a todos os alunos do programa e a comunidade externa, tendo como principal objetivo a inclusão digital. 

As aulas acontecem no Centro de Tecnologia (Ctec) da Ufal, ministradas pelos docentes da Universidade das diversas áreas do conhecimento, como por exemplo, Matemática, Ciências Biológicas, Engenharias e Letras. Além de contar com o apoio dos discentes dos programas de Educação Tutoria (PET) dos cursos de Arquitetura, Ciência e Tecnologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Letras e Psicologia e da Iniciação Científica do Instituto de Ciências Biológicas.