Intervenções de alunos chamam atenção sobre machismo e opressão

Atividade movimentou o Campus Arapiraca no início do mês

29/03/2018 08h00 - Atualizado em 28/03/2018 às 14h44
Alunos fizeram dramatizações pelo Campus Arapiraca

Alunos fizeram dramatizações pelo Campus Arapiraca

Ascom Ufal

Alunos do terceiro período do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca realizaram algumas intervenções em alusão ao mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. A ideia surgiu a parir da disciplina Fundamentos da Psicopedagógicos da Educação, ministrado pelos professores Rafael Belo e Lara Rani, e teve o objetivo de chamar a atenção da comunidade acadêmica sobre questões e desafio de ser mulher dentro de uma sociedade ainda muito machista e opressora. 

De acordo com o professor Rafel, as intervenções foram criadas pelos estudantes dentro de uma metodologia humanista (rogeriana) de ensino-aprendizagem. 

"Quando criamos condições de hermenêuticas, dando aos alunos liberdade e responsabilidade, eles nos surpreendem com seus trabalhos e ações. As intervenções elaboradas por eles mexeu com toda a comunidade acadêmica de Arapiraca, levando as pessoas se sensibilizarem e refletirem sobre a mulher em nossa sociedade. Foram realmente ações de empoderamento", destacou. 

A atividade reproduziu gravações com depoimento de mulheres em situação de violência, instalações que chamaram atenção sobre o feminicídio, dramatizações sobre a relação de gênero, espelhos com frases que elevavam a autoestima da mulher, e outras frases que marcam a luta feminista contra a cultura machista.