Gestores definem diretrizes para segurança, transporte e trânsito durante a reunião anual da SBPC

A reunião aconteceu na sala dos conselhos do Campus A. C. Simões

27/03/2018 18h12 - Atualizado em 02/04/2018 às 13h45
Reitor expõe plano da SBPC para os representantes foto: Renner Boldrino

Cintia Calheiros – Jornalista colaboradora

Na manhã desta terça-feira (27), o vice-reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador-geral local da 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), professor José Vieira da Cruz, reuniu-se com representantes das áreas de segurança, transporte e trânsito para firmar parcerias que vão contribuir para o sucesso do evento, que acontece na Ufal de 22 a 28 de julho.

Estavam presentes os representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Federal Rodoviária, Aeronáutica e Infraero que vieram tratar das demandas essenciais para a segurança do evento.

Nesse primeiro encontro, todos os órgãos presentes ficaram cientes da grandiosidade da SBPC, apontando assim, para encontros futuros, a formulação de estratégias pontuais a serem executadas para o sucesso do maior evento da América Latina, na área científica. ”Como se trata de um evento de grande magnitude temos que elaborar um planejamento onde cada setor saiba o que deve ser executado”, pontuou o Tenente-coronel da Polícia Militar, Cícero Silva.

O coordenador-geral do evento considerou a reunião muito produtiva. “Essa parceria é muito positiva, para além da SBPC, pois estamos reunindo os diferentes setores da segurança do estado para pensar não apenas no planejamento do evento, mas também, na integração dessas forças para garantir a segurança do nosso campus e na região ao redor”, ressaltou o vice-reitor José Vieira.

O vice-reitor destaca que todas as melhorias que estão sendo feitas na Ufal para a realização da SBPC vão ficar como legado para a comunidade universitária. “Nesta área de segurança, a SBPC também vai estabelecer estratégias que vão beneficiar a comunidade universitária e do entorno do campus A. C. Simões e dos demais campi que também estão dentro dessa linha de planejamento”, destacou o vice-reitor.

A 70ª reunião da SBPC acontece na Universidade Federal de Alagoas pela primeira vez e terá como tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania. Lembrando que a participação no evento é gratuita. A inscrição somente é necessária para quem quiser frequentar um minicurso ou ainda obter o certificado de participação geral e o material do evento.

A Programação Científica será composta por Conferências, Mesas-Redondas, Encontros, Sessões Especiais, Minicursos e a Sessão de Pôsteres, que inclui a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Inovação, SBPC Afro e Indígena, SBPC Educação, SBPC Cultural, SBPC Jovem, ExpoT&C, e o Dia da Família na Ciência.