Gestão consolida cooperação internacional com universidade italiana

Reitora Valéria Correia reuniu-se com o reitor da Universidade de Pavia e proferiu palestra

14/03/2018 10h04 - Atualizado em 14/03/2018 às 12h02
A reitora Valéria Correia e o pró-reitor Alejandro Frery com membros da Universidade de Pavia, na Itália

A reitora Valéria Correia e o pró-reitor Alejandro Frery com membros da Universidade de Pavia, na Itália

Lenilda Luna - jornalista 

A breve viagem à Itália foi considerada muito positiva pela reitora Valéria Correia. Durante a visita à  Universidade de Pavia, a reitora conversou com o reitor Fabio Rugge sobre as possibilidades de cooperação internacional entre as duas instituições. “Eu represento uma jovem universidade, de 57 anos, dialogando com o representante de uma instituição de mais de 650 anos, uma das mais antigas da Europa. Mas o tratamento foi muito respeitoso e as propostas muito interessantes para a Ufal”, declarou a reitora. 

A relação entre a Ufal e a Universidade de Pavia foi iniciada pelo professor Alejandro Frery, pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, que está realizando estágio docente financiado pelo Programa Erasmos Mundus. Nesse contato acadêmico, o professor  Paolo Gamba, titular do Departamento de Engenharia Elétrica, já fez algumas visitas à Ufal para conhecer o trabalho do grupo de pesquisa liderado pelo professor Alejandro. Recentemente, foram oferecidas vagas para estágio de docência, e o professor Vandick da Silva Batista, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) também está participando de workshops e cursos de curta duração na universidade italiana. 

A partir desta relação de intercâmbio, surgiu o convite para a reitora Valéria Correia debater a ampliação dos projetos de cooperação internacional. “Tivemos reuniões com o reitor Fabio Rugge, com Paolo Gamba e com Alberto Forte, do Centro de Cooperação Internacional e Desenvolvimento.  Apresentamos a eles a situação da nossa universidade, enfocando a recente conquista do conceito 4 na avaliação institucional. Expliquei que tiramos conceito máximo nas atividades fins de ensino , pesquisa e extensão e só não ficamos com o conceito 5 no geral porque o desfinanciamento das universidades públicas prejudicou a autonomia administrativa e financeira”, relatou a reitora. 

Na reunião, Valéria destacou o interesse da Ufal em estreitar laços com a Universidade de Pavia. “O reitor Fabio Rugge garantiu que as portas da Universidade de Pavia estão abertas para a Ufal. Eles têm uma tradicional Faculdade de Medicina, onde as equipes estão interessadas em pesquisas sobre doenças que têm o mosquito como vetor de transmissão, caso da febre amarela, dengue, etc. Também podemos estabelecer cooperação no campo das artes. Em Ciências Sociais, a questão das imigrações é um tema de grande interesse no momento. Vamos verificar as possibilidades de acordo nessas áreas”, pontuou Valéria Correia. 

Palestra 

Além das reuniões, a reitora Valéria Correia foi convidada a ministrar a palestra com o tema  A privatização do sistema público de saúde brasileiro, que aconteceu no dia 8 de março. “O dia Internacional da Mulher foi marcado por greves, em vários países da Europa, por direitos iguais. Mesmo com os trens parando a partir de 9 h, na Itália, conseguimos fazer a palestra para um bom público. Comecei minha exposição saudando essas combativas mulheres que lideraram as reivindicações na Europa”, ressaltou a reitora. 

Durante a palestra, Valéria Correia também ressaltou a influência dos pensadores italianos na formação acadêmica e política no Brasil. “Citei o médico sanitarista italiano Giovanni Berlinguer, que liderou a reforma sanitarista italiana e inspirou o mesmo movimento no Brasil. Um defensor da saúde como um valor universal, o mesmo princípio que defendemos na nossa militância pela universalização do acesso e pela qualidade do Sistema Único de Saúde [SUS]”, destacou Valéria. 

A palestra da reitora  foi encerrada com a citação de outro ilustre italiano, Antonio Gramsci.  “A platéia italiana percebeu que temos fortes laços no pensamento científico e acadêmico. Gramsci é uma referência na bibliografia de vários cursos nas áreas de Ciências Humanas. A teoria política no Brasil tem uma grande influência desse pensador italiano. Durante a palestra, pela participação e perguntas que foram feitas, foi possível sentir que temos muito em comum para estreitar laços entre as instituições”, concluiu a reitora.